10 passos para uma gestão escolar democrática
12 de maio de 2016Formar cidadãos, educar, preparar, inserir socialmente indivíduos. Essas são apenas algumas das funções e obrigações de qualquer instituição de ensino. Para que cada uma dessas funções seja cumprida com êxito é de extrema importância pensar o ambiente escolar de uma forma aberta e democrática. Para isso, listamos 10 atitudes importantes para um bom gerenciamento e relacionamento em uma comunidade educativa. São medidas simples, mas se seguidas com afinco, são capazes de gerar um resultado fantástico. Vamos a elas:
1- Coletividade:
Evidenciar o vínculo entre professores, alunos, funcionários, escola e comunidade. Mostrar que cada indivíduo tem um papel essencial nessa cadeia produtiva.
2- Diálogo:
Incentivar o diálogo e tornar mais fácil, clara e simples a comunicação entre todos os setores. É um grande desafio, mas é essencial para manter as relações mais cristalinas e os objetivos alcançados.
3- Liderança:
O gestor deve ser um exemplo, mas também pode errar e aprender. O mais importante é ter a capacidade de articulação na comunidade educativa e respeito pelas opiniões, sabendo aconselhar os caminhos mais adequados para os alunos e para a Instituição.
4- Inovação:
Não é preciso temer as novas tecnologias. Somos de uma geração analógica e adaptada às novas formas de se conectar, mas é necessário entender que as ferramentas poupam muito o tempo e facilitam de uma forma extraordinária os processos da organização.
5- Conhecimento:
Conhecer cada membro do setor educativo é essencial para detectar seus pontos fracos e fortes. A busca pelas melhorias está diretamente conectada com o conhecimento que o gestor tem de sua equipe e da sua comunidade.
6- Adaptação:
O gestor deve ser capaz de se adaptar ao novo espírito do tempo. Existem movimentos sociais novos, assim como a discussão de valores e crenças. Algumas situações vão exigir diálogo com funcionários, professores, pais e alunos e a resiliência será fundamental para lidar de forma adequada com cada circunstância.
7- Capacitação:
Estar em constante evolução acadêmica. O conhecimento prático, teórico e o aprofundamento na legislação da escola permitem que o gestor saiba exatamente os caminhos que deve seguir.
8- Ponderação:
O bom senso é o que rege as relações numa comunidade escolar. É fundamental saber mediar e ter sempre equilíbrio nas decisões.
9- Transparência:
A lealdade com os funcionários, docentes e alunos se transforma em confiança da comunidade. Ética e honestidade são virtudes essenciais.
10- Idealismo:
A educação pode e deve fazer a diferença. É preciso acreditar sempre no poder transformador da escola.
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