Chega de perder matrículas: Melhore a comunicação na escola e aumente a retenção de alunos
11 de julho de 2019Reter alunos é um dos principais desafios de toda escola. Desequilibrar positivamente a balança alunos que entram x alunos que saem é o que vai garantir a saúde e o crescimento da sua instituição e, muitas vezes, o segredo para realizar essa tarefas está na comunicação na escola.
Eu sei que isso não é segredo pra nenhum gestor e parece simples dito dessa forma, mas a retenção de alunos é um desafio enorme dentro de um mercado educacional tão competitivo e, para sair ganhando nessa disputa, sua escola só precisa se comunicar melhor.
É exatamente por isso que não devemos economizar nenhum esforço ou ferramenta para garantir uma boa comunicação escolar. Assim você poderá garantir que os objetivos e metas da escola estejam claros para todos e manter os alunos e responsáveis sempre fidelizados.
Antes de tudo é preciso entender que sua comunidade escolar é composta de diferentes personas e que cada uma deve ter canais e formas de comunicação diferente. Garantir que todas as mensagens estejam sendo enviadas e recebidas da forma correta vai garantir que sua equipe trabalhe em sinergia e que todos os alunos percebam e apreciem os resultados desse esforço.
Comunicação na escola – Alunos e responsáveis
Um dos caminhos para garantir uma boa imagem da sua instituição em relação ao corpo discente é investir em ferramentas que permitam a modernização e a agilidade da comunicação.
Graças ao advento tecnológico, hoje em dia, já é possível adotar aplicativos feitos especificamente para a comunicação escolar. Ter uma ferramenta como essa reforça a imagem de modernidade da sua escola e garante a segurança necessária na troca de informações sensíveis dentro da escola.
Manter uma comunicação constante e eficiente com alunos e responsáveis é um ponto chave para reduzir a evasão escolar.
Um outro aspecto super positivo é a redução de custos com papéis e ganho de tempo na produção de recados, que até então eram escritos manualmente.
Comunicação na escola – Professores
Os professores são a alma e o material mais precioso de uma instituição de ensino. Eles serão os executores do PPP da escola e os responsáveis pelo resultados mais importante, o aprendizado dos alunos. Manter um canal de comunicação direto com professores é fundamental para identificar entraves na prática pedagógica e coletar feedbacks que permitam um ajuste rápido nas práticas e objetivos da instituição.
Um bom gestor está sempre atento aos conselhos e percepções dos professores, visto que eles são os responsáveis pelo cotidiano em sala de aula. Assim como manter a equipe docente atualizada com novos conteúdos e informações pode garantir um ambiente ainda mais agradável para os alunos.
Garantir um ambiente de aprendizado de excelência é um grande diferencial para manter os alunos na sua escola.
Um bom caminho para facilitar essa comunicação é criar um e-mail com o domínio da escola e garantir que cada professor possua seu acesso.
Comunicação na escola – Equipe administrativa
Setores administrativos e a secretaria são setores fundamentais para a escola. E para que esses setores funcionem de forma apropriada é necessário que as tarefas sejam delegadas de forma clara e que haja um acompanhamento diário das ações e resultados.
Por isso, abra um canal de comunicação direto com os gestores de cada setor para que não existam sustos. Rotinas de e-mails ou um sistema de gestão que te permita acompanhar todos os resultados em tempo real serão de grande ajuda nessa tarefa.
Uma equipe coesa e que entrega aos alunos uma boa prestação de serviços também é peça chave para que esses alunos sejam retidos na sua escola.
E aí, como está a comunicação na sua escola? Todos os setores estão se falando da forma correta? Conta pra gente aí nos comentários!