Captação de alunos: Como planejar e potencializar resultados?
8 de setembro de 2016Não é de desconhecimento de ninguém que atravessamos um momento conturbado em nosso país. Em um contexto de crise política e econômica, muitas instituições acabam encontrando dificuldades na hora de elaborar uma estratégia adequada para a captação de novos alunos. Seja pela necessidade de uma diminuição na verba para investimentos em marketing ou por dúvidas sobre como aplica-la de forma efetiva, os gestores acabam muitas vezes recorrendo a métodos tradicionais quando, na verdade, existem alternativas viáveis para diversos tipos de orçamentos. No post de hoje daremos algumas dicas de como potencializar os recursos, como se diferenciar e quais momentos são ideais para investimentos.
Quando investir?
Esse período em que nos encontramos, começo de Setembro, é uma época importantíssima para as instituições começarem a se planejar. Ao mesmo tempo em que estamos em um movimento de volta às aulas das férias de junho e julho, temos também a proximidade com o fim do ano, o que para os pais e responsáveis já é o momento de começar a pensar no futuro. A partir daí, não existe um estágio certo para se pensar na captação de alunos. Quando se inicia um planejamento de marketing é preciso pensar em estratégias para o ano todo. Algumas podem ser aplicadas de acordo com determinadas épocas mas deve-se sempre estar “presente” no cotidiano das pessoas a quem se deseja chegar.
Potencializando Recursos
Outdoor, busdoor, anúncios em tv e rádios. Todas esses recursos são efetivos e geram resultados, mas como mensurá-los? Como saber se o investimento trouxe o resultado esperado? E quando não há verba suficiente para essas ações? Atualmente, existem alternativas para os métodos tradicionais de propaganda. Através de um planejamento de marketing digital eficiente aliado a uma produção de conteúdo direcionada para o público alvo que se deseja atingir, os gestores conseguem burlar a questão da sazonalidade e direcionar a proposta da instituição com muito mais eficiência. Investir em redes sociais ativas, blogs com conteúdo relevante e especializado e sites institucionais, é uma excelente alternativa para quem busca menos despesas, mais direcionamento e mais mensurabilidade. Os incentivos para a rematrícula também são ferramentas interessantes para manter os alunos por mais tempo na instituição. Através de descontos e bolsas é possível obter um rendimento por mais tempo, gastando-se muito menos.
Como se diferenciar?
Outro ponto importante no momento da captação de alunos é a necessidade de diferenciação frente à concorrência. Oferecer a pais e alunos uma oportunidade de envolvimento maior com a comunidade escolar através de softwares de gestão e aplicativos de comunicação escolar gera uma aproximação com a comunidade escolar, além de oferecer aos responsáveis uma estrutura diferenciada de acompanhamento e dialogo com a instituição. Trazer para mais perto as pessoas envolvidas no dia a dia da escola é a melhor forma de conhecer o público para quem se deseja comunicar.
Seja através de um bom planejamento de marketing digital ou investindo em inovações, uma instituição deve estar sempre pensando em como oferecer a pais e estudantes uma experiência incrível dentro e fora da escola. No momento da captação de alunos o mais importante é oferecer um bom serviço e saber evidencia-lo da forma correta.
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