5 sinais de que você precisa melhorar sua gestão escolar
15 de setembro de 2016Com o final do ano se aproximando, muitas instituições começam a se planejar para o início de um novo ciclo escolar. Neste momento é muito importante que os gestores tenham em mente que esta etapa é essencial para corrigir alguns erros e ajustar falhas que ocorreram ao longo do atual ano letivo. A preparação para 2017 começa agora e a oportunidade de colocar em prática aspectos positivos para a instituição não deve ser desperdiçada. No post de hoje destacaremos 5 sinais de possíveis falhas na gestão que podem e devem ser corrigidas para o próximo ano. Vamos a elas:
Alto índice de inadimplência
Se a instituição apresenta um alto índice de alunos inadimplentes é porque existem aspectos da cobrança que não estão sendo realizados da forma ideal. Pensando isso, procure sempre buscar ferramentas que blindem a instituição desse tipo de problema. Seja através de serviços de proteção ao crédito e renegociação de dívidas ou métodos preventivos como uma comunicação eficaz, emissão de boletos online e avisos antes do vencimento. Se as contas estão no vermelho é hora de driblar a crise e respirar novos ares no próximo ano.
Aumento da evasão escolar
É muito importante verificar o índice de presença dos alunos durante o ano letivo. Se por acaso houver um aumento no número de faltas de algum aluno específico ou em determinada matéria, talvez seja o momento de refletir sobre possíveis mudanças no calendário, implementar uma dinamização maior no conteúdo passado ou, simplesmente, buscar uma comunicação mais próxima com pais e alunos.
Comunicação defasada
Apesar da rotina cada vez mais atribulada das pessoas numa forma geral, pais e responsáveis querem se sentir mais próximos e envolvidos com a instituição de ensino de seus filhos. Recados em agenda e bilhetes que se perdem na mochila já não são mais eficazes e geram um distanciamento maior com o aluno e sua família. Buscar um aplicativo de comunicação escolar que se adapte as necessidades da escola é fundamental para se aproximar e envolver cada vez mais toda a comunidade escolar e gerar um sentimento de proteção e pertencimento.
Pouco uso da tecnologia
Cada vez mais pesquisas e estudos mostram como a tecnologia pode auxiliar na educação e desenvolvimento de alunos, além de facilitar práticas que seriam mais trabalhosas a alguns anos atrás. Se sua instituição ainda não abriu os olhos para essa nova realidade, esse é o momento de começar a mudar esse cenário. Aulas a distância, monitorias online, modernização das salas de aula. Umas mais e outras menos custosas, o importante é começar e mostrar que a instituição está pronta para novos tempos.
Baixa captação de alunos e rematrícula
Outro ponto importante de se observar nessa etapa do ano são os índices de captação de novos alunos e rematrícula. Caso ocorra uma diminuição considerável nos números é sinal de que está na hora de adotar novas estratégias de marketing e divulgação, além de oferecer descontos e bolsos para incentivar pais e responsáveis no momento de realizarem a rematrícula para o próximo ano letivo. Gostaria de saber mais sobre esse tema? Leia aqui nosso post da semana passada sobre “Captação de alunos: Como planejar e potencializar resultados?”.
Apesar de estes sinais serem importantes e necessitarem sempre de uma observação mais atenta, existem ferramentas que simplificam e ajudam o gestor na análise diária destes elementos.
Através de um sistema de gestão escolar o responsável pela instituição tem acesso a diversos recursos financeiros, presenciais e organizacionais que permitem e oferecem um controle eficaz de cada detalhe da rotina escolar.
Conheça o Sistema Edux de gestão escolar e saiba como podemos melhorar ainda mais a gestão de sua instituição. Converse agora com um de nossos consultores e comece a se planejar para 2017!