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Captação

Como captar mais e melhor: Conhecendo suas buyer personas

20 de outubro de 2016 Por Ricardo Braga

Com o final do ano chegando, muitas instituições já estão começando a se planejar com relação às ações de marketing que farão no momento da captação de novos alunos para o ano letivo de 2017. Pensando nisso, resolvemos lançar uma série de posts e materiais com o intuito de auxiliar gestores no momento de pensar nessas estratégias e utilizar os recursos disponíveis da melhor forma possível.

Seja através do marketing digital, criação de conteúdo ou na elaboração de novos canais de comunicação, nosso objetivo é tornar mais claro alguns aspectos desses conceitos e trazer à luz algumas questões que podem ajudar os gestores nesse momento tão importante.

No post de hoje vamos falar um pouco sobre como elaborar uma ideia fictícia do seu cliente ideal e de que forma isso pode ajudar no momento da captação de novos alunos. Hoje entenderemos como conhecer suas buyer personas.

 

O que significa buyer personas?

Uma buyer persona é, como o nome sugere, um personagem criado para ajudar sua instituição a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa. Seria algo como a definição do seu cliente ideal.

 

Qual é o objetivo de definir buyer personas?

É importante pensar na persona como o norte de toda a sua estratégia de comunicação. Ao criar esse conceito o gestor estará definindo um perfil que irá dialogar diretamente com todas as ações que a instituição criar. A partir da elaboração desse modelo é possível definir a linguagem de comunicação da instituição, a linguagem nas redes sociais, o tipo de conteúdo a ser produzido, posts patrocinados em redes sociais e etc.

 

Como criar uma buyer persona?

No caso das instituições de ensino, a escola não deve se basear em palpites ou suposições. São necessárias pesquisas de público, coleta sistematizada de dados e formulários de prospecção.

A principal função de identificar uma persona é saber quais são os problemas enfrentados por ela e como sua escola pode ajudar. Mais importante ainda, para criar uma persona de qualidade é importante conhecer o seu cliente.

Dessa forma, nada melhor do que seu próprio público para te auxiliar a compreender padrões de comportamento na hora de definir uma persona.

Uma das maneiras mais comuns de obter informações sobre suas personas é entrevistar clientes e prospectos de sua instituição através de diversas perguntas.  Sejam elas de cunho mais pessoais como: que trabalho exerce, sua função, rotina, hábitos de compras; até questões mais objetivas como: o que ele procura numa escola? Como ele gosta de se comunicar com a instituição? O que ele projeta para o futuro dos filhos?

 

Analisando dados

A partir dessas informações o gestor deve fazer um cruzamento dos dados coletados e buscar padrões de comportamento, expectativas, problemas enfrentados ao lidar com a escola. Em resumo, quais são as características comuns que indicam que estas pessoas possuem uma mesma demanda por determinado conteúdo.

 

Estruturando perfis

A organização dos perfis é um processo importante e deve ser feito de forma organizada e estruturada. Na hora de listar as personas o céu é o limite, mas trabalhar com até duas personas bem completas já é o suficiente para a obtenção de resultados relevantes.

Busque personificar os perfis. Crie um nome, idade, profissão e descreva o dia a dia dela. Como estamos focando em instituições de ensino, crie uma historinha se for necessário, com hábitos diários profissionais e pessoais dos pais e responsáveis.

É importante que essa persona seja mais que informações em uma folha de papel, você precisa pensar nela como um ser humano de verdade, que vai ler todo o seu conteúdo, interagir com a sua instituição e buscar sempre o melhor para seus filhos.

 

Utilizando as informações

É importante que toda a equipe de marketing e vendas tenha acesso às personas. Todos podem se beneficiar desse conhecimento e utiliza-lo de forma objetiva no momento de elaborar estratégias para captação e no futuro método de comunicação da instituição.

 

Pensar numa persona é o primeiro passo para conhecer seu cliente e estabelecer um padrão para o foco da instituição. Gostaria de saber um pouco mais sobre o tema? Baixe agora e de forma gratuita nosso guia e saiba como elaborar ainda mais o perfil de sua buyer persona!

cta-criacaodepersonas

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