COMO CAPTAR MAIS E MELHOR: MARKETING DIGITAL
17 de novembro de 2016Em nosso último post da série “Como captar mais e melhor” falamos um pouco sobre como definir de forma precisa suas buyer personas. (Se você ainda não leu, confira aqui a postagem “Conhecendo suas buyer personas”) No post de hoje daremos seguimento a esse tema mas dessa vez iremos explorar a definição de personas dentro do universo do marketing digital, ou seja, como o gestor pode se comunicar de forma eficiente com seu potencial cliente e gerar leads usando recursos pagos e gratuitos disponíveis nas diversas ferramentas digitais.
Apesar de ainda ser visto por muita gente como apenas um meio social, o Facebook vêm se tornando cada vez mais uma ferramenta poderosíssima de comunicação direta com suas buyer personas. Os motivos que tornaram o Facebook mais do que apenas uma rede social são diversos. Além de contar atualmente com mais de 1 bilhão de usuários ativos, o facebook vêm permitindo um grau de segmentação poderoso, garantindo assim que a informação gerada seja direcionada exatamente para quem possa se interessar.
. Recursos gratuitos:
Gerar conteúdo que seja relevante para o seu público é a forma mais direta de usar os recursos orgânicos do Facebook. Através da criação de uma rotina de postagens que sejam interessantes para as pessoas que acompanham a página da instituição é possível obter uma resposta precisa do tipo de informação que possui mais ou menos aceitação e ser bem mais preciso no momento de utilizar os recursos pagos.
Postagens em grupos com temas voltados a educação e ensino também podem ser uma ferramenta poderosa de divulgação, além de se tornar uma ferramenta de segmentação gratuita. Crie um conteúdo relevante e explore-o bem em suas chamadas. Ao oferecer um conteúdo de valor as chances de mais pessoas clicarem aumenta muito.
. Recursos pagos:
O Facebook Ads é sem dúvidas um dos canais mais eficientes para encontrar o seu público-alvo. As opções para segmentação são diversas: interesses, gênero, idade, relacionamento, cargo, lugares onde o visitante estudou e muito mais. Existem diversos tipos de anúncios que podem ser criados no Facebook, cada um com um objetivo diferente. No caso de gerar leads, alguns dos tipos de anúncios indicados são: aumentar conversões no site da instituição, fazer as pessoas obterem suas ofertas e adquirir cadastros. O planejamento nesse sentido deve ser elaborado de forma a definir em que momento e como utilizar estes diferentes tipos de anúncios.
GOOGLE ADWORDS
Ainda no campo das ferramentas pagas, o Google AdWords é provavelmente o mais conhecido. Anunciar na Rede de Pesquisa do Google, que é a ferramenta de buscas mais usada no mundo, é interessante porque permite exibir anúncios para usuários que estão ativamente procurando por algo.
Como o mecanismo de procura é baseado em associações de palavras e termos chave, é importante que o gestor tenha em mente a forma e a terminologias que as pessoas utilizam para encontrar o serviço prestado pela instituição de ensino. Depois, você pode verificar se as ideias de busca que surgiram são de fato procuradas por um volume significativo de usuários do Google. Com essa informação em mãos, defina as ofertas, objetivos, metas, métricas de sucesso (KPIs) e orçamento mensal.
E-MAIL MARKETING
Apesar de ser visto por muitos como um modelo ultrapassado, o mail marketing ainda guarda características que garantem sua longevidade. De acordo com um estudo realizado pela SocialTwist, plataforma americana de marketing social, de 300.000 pessoas que tornaram-se novos clientes em empresas ou novos alunos em escolas, 50,8% foram captados via e-mail, ou seja, o e-mail marketing ainda é a ferramenta mais poderosa para captação de alunos pela internet.
Através das Newsletters os gestores garantem uma linha de comunicação constante com seus clientes, permitindo uma periodicidade e variedade de conteúdo. Essa variedade é justamente um dos pontos mais importantes, pois a newsletter é um tipo de email que atinge potenciais clientes em diversos estágios de envolvimento de compra com a instituição. Sendo assim, é possível organizar uma estratégia de encaminhamento do cliente ao longo da sua jornada de compra e mantê-lo sempre envolvido com as ofertas oferecidas.
BLOG
Já faz algum tempo que o blog tem sido considerado por algumas instituições uma ferramenta a mais no processo de ensino e aprendizagem, mas na prática ainda são poucas as instituições que exploram esse canal de troca de conhecimento, que é válido tanto para o relacionamento instituição-alunos quanto o relacionamento instituição-mercado.
A importância do blog para a educação está justamente na compreensão de como explorar esse instrumento de comunicação para beneficiar tanto a prática docente quanto o posicionamento da instituição perante seu público-alvo. Quanto maior for a troca de conhecimento e quanto mais alcance os conteúdos do blog tiverem, maior será o nível de influência da instituição perante seus possíveis clientes, responsáveis e alunos.
A verdade é que o grande diferencial no momento de realizar uma estratégia de marketing digital é a qualidade do material que será disponibilizado. Por isso, em vez de apenas tentar levar o visitante para uma página sobre a sua instituição, crie conteúdos que realmente acrescentem algo para seu público-alvo. Pense nas personas que falamos no outro post e faça um conteúdo realmente relevante para cada uma delas.