[E-BOOK] TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA
27 de janeiro de 2017Formar cidadãos, educar, preparar, inserir socialmente indivíduos. Essas são apenas algumas das funções e obrigações de qualquer instituição de ensino. Para que cada uma dessas funções seja cumprida com êxito é de extrema importância pensar o ambiente escolar de uma forma aberta e democrática.
Pensando nisso resolvemos elaborar um e-book com algumas dicas e conselhos para gestores que desejam aprimorar a sua gestão e implementar novas práticas no diálogo com a comunidade escolar.
O e-book foi dividido em 4 partes: contexto, administração da educação x administração empresarial, proposta, ná prática e conclusão.
Contexto
No capítulo “Contexto”, buscamos entender o conceito de administração em geral e suas transformações, de acordo com a forma como a sociedade está organizada, considerando, sobretudo, seus princípios, finalidades e funções.
Tendo em vista o conceito de administração no dicionário Aurélio como sendo: “um conjunto de princípios, normas e funções que tem por fim ordenar os fatores de produção e controlar a sua produtividade e eficiência, para se obter determinado resultado”, introduzimos também um paralelo essencial de reflexão quando o assunto é gestão escolar democráica: as diferenças entre administração da educação e administração empresarial.
Administração da educação x Administração empresarial
Neste capítulo resolvemos elucidar as principais diferenças administração da educação e administração empresarial. Onde, na administração da educação, precisamos pensar na instituição de ensino no sentido de que suas ações, prioritariamente educativas, atinjam os objetivos de formar cidadãos participativos, críticos e criativos.
Diferentemente das empresas, que visam à produção de um bem material tangível ou de um serviço determinado.
Proposta
Deixando claro as principais diferenças dos dois tipos de administrações, buscamos nesse capítulo colocar à luz as principais propostas da gestão escolar democrática.
Esta que pressupõe a participação ativa dos vários setores da comunidade escolar – pais, professores, estudantes e funcionários – em todos os aspectos da organização da escola. Influenciando diretamente nas mais diferentes etapas da gestão escolar (planejamento, implementação e avaliação) seja no que diz respeito à construção do projeto e processos pedagógicos quanto às questões de natureza burocrática.
Na prática
Neste capítulo apresentamos algumas ações da gestão escolar democrática que devem ser destacadas quando buscamos objetivos práticos com impacto direto na formação crítica e política dos alunos e da comunidade, no envolvimento e na participação no processo decisório da escola, no desenvolvimento de ações coletivas, visando à democratização do espaço escolar e, principalmente, no fortalecimento do conceito de unidade escolar.
Dentre elas podemos destacar: a elaboração de uma proposta pedagógica, a criação de um conselho escolar, conselho de classe, associação de pais e mestres e grêmio estudantil.
Conclusão
Na conclusão, listamos 10 palavras chaves essenciais no dicionário de qualquer gestor que deseja inserir sua instituição no sentido da gestão escolar democrática. Buscamos também destacar que numa gestão democrática, a escola deve estar aberta ao diálogo, voltada para os anseios da sociedade moderna e pautada nos preceitos democráticos, onde a comunidade escolar possa construir propostas e alternativas que fortaleçam a união e o diálogo em torno da gestão do ensino.
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