5 DICAS PARA UM FEEDBACK EFICAZ NA EVOLUÇÃO DOS ALUNOS
2 de março de 2017Como em qualquer relação humana, o momento de avaliação é sempre um processo delicado. Seja entre um chefe e seu time de colaboradores em uma empresa, na própria família ou entre professor e aluno, existem técnicas para que o feedback e a análise aconteçam de forma positiva – ou, pelo menos, sejam uma experiência enriquecedora para o estudante, de forma que não influencie de forma negativa seu rendimento nos estudos ou em sua desenvoltura na instituição.
Tendo em vista que ainda estamos no começo do ano letivo, no post de hoje resolvemos dar algumas dicas, tanto para gestores como professores, sobre como realizar um feedback eficaz que contribua para a evolução dos alunos. Vamos a elas!
1- Procure ser educativo
Fornecer um feedback significa dar aos alunos uma explicação sobre o que estão fazendo corretamente e onde estão errando. No entanto, essa aproximação deve ser feita de forma profissional e buscando sempre evidenciar as qualidades do estudante. A partir disso é possível traçar um paralelo com o que precisa ser melhorado sem perder o foco de seus pontos fortes.
É mais produtivo para a aprendizagem de um aluno quando é apresentada a explicação junto de um exemplo, indicando onde ele foi preciso e o que faltou.
2- A informação deve ser passada com o “timing” correto
Não será de muita valia para o aluno se o feedback não for passado com o tempo necessário para sua aplicação. Quando o feedback é dado imediatamente após à demonstração de aprendizagem, o aluno responde positivamente e se lembra da experiência de forma confiante.
Se o gestor ou professor acabar esperando tempo demais para realizar o diálogo, esse momento pode ser perdido e o aluno não possuir tempo hábil para ligar o feedback com a ação.
3- Busque respeitar as individualidades
É muito importante que cada aluno seja considerado individualmente. Sendo assim, busque conhecer um pouco mais sobre o histórico de determinado estudante antes de um diálogo de avaliação. Procure ter consciência dos pontos fortes, fracos e onde pode ser mais exigente ou delicado.
Alguns estudantes precisam ser empurrados para alcançar um nível superior; é importante ter cuidado para não desencorajar a aprendizagem e criar danos à autoestima.
4- Promova um encontro particular
Uma reunião somente entre professor/gestor e aluno é um dos meios mais eficazes de fornecer feedback. Além de não expor o estudante, uma conversa individual também proporciona um ambiente onde o aluno pode se expressar livremente, sem medo de qualquer julgamento por parte dos colegas.
Além disso, ele estará ansioso pela atenção, além de ganhar um momento para fazer perguntas e tirar qualquer tipo de dúvida.
5- Mantenha o acompanhamento
Acompanhamentos regulares com os estudantes permitem que eles próprios entendam sua evolução. Se houver qualquer tipo de melhora em alguma das cobranças realizadas no feedback, é muito importante que o aluno tenha consciência de que você está atento aos resultados.
O estudante precisa entender que possui aliados na instituição de ensino e não inimigos. É fundamental deixar claro que tudo que a escola almeja é o crescimento escolar e humano dos alunos.
O objetivo do feedback no processo de aprendizagem é colaborar para a melhora de desempenho do estudante. Ele pode ser feito de diversas formas, mas, no final das contas, deve proporcionar ao aluno dicas e orientações para que ele se sinta capaz de se aperfeiçoar.
Você deseja acompanhar o desempenho de seus alunos ainda mais de perto e diretamente, na palma de sua mão?
Com o Sistema Edux isso é possível!
Através da nossa plataforma de gestão escolar, você consegue ter acesso a notas, faltas e todas as informações necessárias para um acompanhamento aprimorado dos estudantes!
Converse agora com um de nossos consultores e saiba como o Sistema Edux pode ajuda-lo a melhorar ainda mais os resultados da sua instituição!