REUNIÃO DE PAIS: O PAPEL DOS GESTORES E PROFESSORES
23 de março de 2017Sabemos que toda instituição deve ser, em algum grau, uma extensão da casa dos alunos. Dessa forma, é responsabilidade das escolas criar nas famílias o hábito de participar da vida escolar dos alunos. A partir do estreitamento dessa relação “responsáveis x instituição”, a busca pelo correto encaminhamento educacional dos alunos se torna mais claro para ambos os lados.
Neste contexto, a realização periódica de reuniões de pais se torna um caminho muito interessante para essa aproximação. Além disso, muitos pais possuem dúvidas em relação ao estilo dos docentes, orientações, regras, atividades, desenvolvimento dos conteúdos, organização e outros questionamentos que podem ser facilmente esclarecidos nestas reuniões, não permitindo assim espaços para dúvidas e falta de informação.
No momento da reunião, além de uma pauta definida, é preciso ter claras as funções de cada um para que tudo funcione. Confira abaixo quais são as ações essenciais da gestão e dos professores!
COORDENAÇÃO E DIREÇÃO
O papel da gestão nas reuniões de pais se insere em um contexto relacionado a concepção de trabalho da escola e a organização do ano letivo, como horários, calendário, período e métodos de avaliação, eventos e datas importantes.
As regras e normas da escola também devem ser minuciosamente detalhadas. Informações como uso de uniformes, dinâmicas de entrada e saída, itens proibidos e liberados, horários de funcionamento da secretaria, etc., são essenciais. É importante esclarecer quais são as responsabilidades da instituição e quais são as dos responsáveis.
É fundamental também que nesse momento a família seja apresentada aos setores da unidade escolar e que seja definida a periodicidade das reuniões e o acompanhamento do desenvolvimento do aluno.
PROFESSORES
Cabe aos professores comunicar como é organizado seu trabalho em sala de aula: rotina, ações e instrumentos que utilizam para acompanhar os alunos, formas e periodicidade das avaliações, organização da sala e dos alunos nas atividades.
Além disso, é importante detalhar como devem ser organizados os materiais, assim como as maneiras dos responsáveis acompanharem as atividades de casa e progresso dos alunos.
É de suma importância que as famílias não levem nenhum tipo de duvida para casa. Sendo assim, é essencial que os professores deem um tempo para que os responsáveis esclareçam qualquer tipo de questão ou que traga à luz informações importantes que possam contribuir para o atendimento á necessidades especiais que determinado aluno possa vir a ter.
Já sabemos o quanto é necessário que as famílias criem o hábito de participar da vida escolar dos alunos. Por outro lado, a instituição deve ser a responsável por criar meios de aproximação com a comunidade. Quanto mais simples, rápida e segura for a comunicação com as famílias, mais consistente será essa relação.
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