Qual o nosso valor histórico?
29 de outubro de 2015Já passou de ser novidade, mas a ausência de vários temas e figuras históricas na discussão entre alunos e professores, assim como na abordagem de valores que se encontram negligenciados por grande parte da população brasileira, é assustadora. A falta de conhecimento desses assuntos em questão se dá pela simples observação de que nada disso é posto em debate ou valorizado nos momentos necessários. Ou seja, não estão presentes na aprendizagem sobre nossa história.
Muitos são os nomes que pouco ouvimos falar. Poucas são as palavras que conseguimos decifrar sobre essas mesmas pessoas que vão sendo, literalmente, engolidas pelo tempo, desvalorizadas pelas suas conquistas que não são preservadas. Deixar isso morrer é um crime cometido todos os dias por não sabermos, de fato, como tratar nossa história.
A matéria em questão trata de mais um nome perdido no tempo e espaço da história brasileira. Em um passado rico de descobertas, nos deparamos com um exemplo de naturalista que mal conhecemos. O que dizer quando nos deparamos com esse tipo de riqueza material e histórica? Como podemos fazer com que nas escolas essa realidade mude de posição?
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