A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES EXTRACLASSE NA FIXAÇÃO DO CONTEÚDO
1 de setembro de 2018A escola sempre foi a principal fonte de conhecimento na formação das pessoas, no entanto, com os avanços tecnológicos outros meios passam também a cumprir esse papel. A ascensão da internet criou um mundo de possibilidades para o aprendizado, e é papel da escola pegar esse barco, modernizar as suas formas de ensino de uma forma que os alunos se sintam motivados e consigam perseguir os seus objetivos acadêmicos. Hoje, um método muito usado é a adoção de atividades extraclasse.
Se trata de manter o aluno participativo e mais conectado com à escola e além disso, atividades diversificadas contribuem para uma formação mais ampla do estudante como um todo. O importante é saber os princípios básicos dessas atividades e como aplicá-las de forma a trazer o retorno esperado.
- As vantagens das atividades extraclasse
`Para os alunos, muitos conceitos passados nos livros podem ser difíceis de se assimilar, e as atividades extraclasse que podem ser culturais, esportivas, educativas, entre outras, fazem o papel de complementar o conteúdo passado em sala de aula. Essas formas de transmitir o conhecimento são importantes na motivação dos alunos e permitem que eles vivenciem na prática tudo aquilo que aprendem na teoria.
É importante ressaltar que apesar de muito efetivas e de indispensáveis no calendário escolar, as atividades extraclasse não devem ser a base do sistema de ensino da sua escola. Dessa forma, deve-se equilibrar as diversas formas de ensino na sua escola e optar pelas atividades que se adaptem melhor a sua escola balanceando o conteúdo passado dentro e fora de sala.
- Quais atividades extraclasse usar
O requisito principal é que a atividade se relacione diretamente com uma ou mais matérias, podendo dessa forma complementar o ensino tradicional. Assim, cabe ao gestor propor estratégias com atividades lúdicas e estimulantes. Propor debates é um bom início, isso faz com que os alunos se sintam mais ativos no aprendizado e permite também que opiniões diversas sobre um mesmo tema sejam ouvidas e compreendidas.
O ambiente externo também deve ser explorado com atividades que possam explorar a região onde os alunos vivem e agregar conhecimento ao mesmo tempo. Ir a um parque explorar a flora local, por exemplo, poderia ser uma ótima atividade interdisciplinar entre biologia e educação física, já pensou nisso? O importante é utilizar o ambiente da escola e o seu entorno de uma forma que o aluno se sinta um sujeito ativo do aprendizado através dessas experiências.
- Como inserir atividades extraclasse no seu colégio
Atividades que fogem da rotina comum de uma instituição de ensino devem ter a sua implementação muito bem pensada e alguns cuidados devem ser tomados nesse processo. O objetivo acadêmico deve ser claro e pensado para cada público diferente da escola e o custo, controle dos alunos, divulgação, inscrições e muitos outros fatores devem estar alinhados previamente para que a atividade corresponda ao esperado.
É de grande importância avaliar se o rendimento dos alunos durante a atividade foi o esperado e isso pode ocorrer através de avaliações, relatórios, testes, entre outras formas. Comprovada a eficácia, deve-se pensar em adotar ou não essa atividade para próximas turmas e anos letivos.
Agora que você compreende a importância dessas atividades que fogem do habitual para a fixação dos conteúdos passados em sala, já pode pensar e colocar em prática as que mais se adaptam ao seu modelo de ensino!