CAPTAÇÃO DE ALUNOS: TENHA MAIS MATRÍCULAS EM 2018!
5 de setembro de 2017O pilar financeiro de qualquer instituição de ensino privada tem a sua base nos alunos, que pagam mensalidades e dão as condições da escola sobreviver e crescer. Dito isso, a captação de alunos é um exercício que precisa estar sempre nas principais preocupações do gestor que é o responsável por junto a sua equipe, pensar nas melhores estratégias para atrair novos alunos e manter aqueles que já estão matriculados.
No entanto, captar alunos muitas vezes pode se tornar uma dor de cabeça, principalmente em tempos de crise econômica no país, continuar mantendo o fluxo de novos alunos sempre alto nem sempre é uma tarefa fácil. Já passando da segunda metade de 2017, como estão as estratégias para atrair novos alunos no início do próximo ano letivo? Vamos listar algumas dicas principais que podem te ajudar a conseguir mais matrículas e manter as suas contas sempre no verde!
CAPTAÇÃO DE ALUNOS – PASSO 1: Faça um uso inteligente da internet
Divulgar a sua escola é essencial e hoje no Brasil, 7 a cada 10 consumidores acreditam na internet como o método mais fácil de tomar decisões. Portanto, ter uma forte base na internet através de mídias sociais, a atualização constante do site e até a criação de um blog da instituição de ensino se mostram muito benéficas na hora de atrair novos alunos. Uma ferramenta muito barata como a internet deve ser explorada e passa a imagem de modernidade à sua instituição de ensino que também é bem vista pelo público em geral, então, esse tipo de investimento muito mais de esforço do que financeiramente falando é um caminho das pedras no que diz respeito à captação.
CAPTAÇÃO DE ALUNOS – PASSO 2: Insira os pais no dia a dia escolar
Os responsáveis são os que definem de fato a continuidade de um aluno em uma escola e se atentar a eles é primordial! É muito importante que eles se sintam parte do processo e tenham controle do progresso dos filhos e da escola, estando a par dessas questões e tendo voz ativa. O investimento em um canal de comunicação interna pode se mostrar muito benéfico à medida que um pai que tem acesso a notas, calendários, controle de seus pagamentos, listas de presença entre outros facilitadores se mostram mais satisfeitos com o que é oferecido pela escola. Essa satisfação é importante também para consolidar a divulgação boca a boca e dessa forma os próprios responsáveis colaboram para aumentar a captação de novos alunos!
CAPTAÇÃO DE ALUNOS – PASSO 3: Invista no diferencial da sua escola e divulgue resultados
Quando se faz uma escolha de escola dentre as muitas existentes valoriza-se algum ponto específico que foi determinante para o público alvo fazer essa opção. É válido fazer pesquisas com os responsáveis através de formulários, pela internet ou até mesmo pessoalmente para descobrir o que foi o real atrativo na sua escola no momento da matrícula. Ao descobrir esse diferencial, invista nele e aprimore de forma que seja sempre algo a se considerar pelos pais! Um diferencial muito comum e utilizado são os resultados. Resultados no vestibular são muito atrativos e costumam “definir” o ensino da escola. Se a escola obtém um bom retorno neste que é o objetivo de grande parte dos alunos é importante que isso seja divulgado de forma incisiva e torne as aprovações o seu diferencial, e dessa forma, uma lógica de captação é seguida com todo o público que tem o desejo de que seus filhos entrem em uma boa instituição superior ao final da vida escolar.
CAPTAÇÃO DE ALUNOS – PASSO 4: Tenha uma gestão sóbria e organizada e mostre isso ao público
Investir em uma gestão organizada traz diversas vantagens dentro da escola e a captação de novos alunos é uma delas. Um caminho interessante e muito atual é adotar um software de gestão que engloba todos os setores da escola e também se fazem presentes aos alunos e pais, mudando a forma como se transmitem fluxos de informações e dados relevantes para todas essas pessoas. Os pais e alunos tendo acesso à diversas informações como notas, presença e recebendo emails constantes do colégio se sentem parte de um todo e isso é essencial ao criar a imagem da instituição e em captar novos alunos. O sistema Edux é um ótimo exemplo de software que pode mudar instantaneamente o caráter da sua gestão, levando diversas ferramentas ao ambiente escolar que são atrativos inegáveis a todo um público alvo.
Agora que você já conhece alguns pilares da captação de novos alunos é muito importante começar a pensar as estratégias para o início do próximo ano letivo. A divulgação deve ser constante e passar os benefícios da sua escola quando comparada às concorrentes. Um passo à caminho da modernidade hoje mesmo também pode te ajudar no início de 2018 e as vantagens de se ter uma gestão estável e transparente podem te mostrar números de captação antes não imagináveis. Entre no nosso site, peça uma demonstração e entenda como o Sistema Edux pode te ajudar nos mais diversos setores do seu colégio!