Celulares e tablets como aliados no processo educacional
6 de outubro de 2016A criação e o desenvolvimento de novas tecnologias trouxeram grandes desafios para gestores e educadores, e o principal deles é, certamente, a forma de lidar com o uso de smartphones e tablets em sala de aula. A interatividade e engajamento que os aparelhos proporcionam fazem com que professores sintam-se impotentes para competir com os aplicativos e funcionalidades dos aparelhos inteligentes. Dessa forma, a primeira medida é sempre a de proibir o uso no ambiente escolar, gerando desconforto entre os estudantes que estão muito acostumados à conectividade.
Em nosso país ainda existe um senso comum que diz que o uso dos dispositivos móveis em sala de aula interfere no processo educativo. Gestores um pouco mais tradicionais afirmam que as novas mídias acabem tornando o aluno mais disperso e alienado, porém novas pesquisas e estudos mostram que, se utilizados da forma correta, os aparelhos podem contribuir muito para o desenvolvimento dos alunos e serem grandes aliados das instituições educacionais.
Tecnologia e educação
A verdade é que com as novas tecnologias e os constantes avanços a que somos apresentados a cada dia, está cada vez mais difícil prender a concentração dos jovens. Lousas e livros já não são suficientes para garantir a atenção e o compromisso esperado na rotina de estudos. Desta forma, é essencial que os gestores se atentem para a necessidade de atrair novamente o aluno para a sala de aula, buscando uma ligação com essa nova dinâmica tecnológica invariável para a nossa sociedade.
Se pararmos para pensar, o uso de smartphones e tablets já é possível através de aplicativos e funcionalidades que ajudam no desenvolvimento dos jovens de várias maneiras. Atualmente existem apps que estimulam o conhecimento de português, ciências, matemática, língua estrangeiras e diversas outras áreas do saber.
O importante neste momento é tentar não rotular os aparelhos como inimigos do aprendizado e da dinâmica em sala de aula, mas sim estudar e debater sobre a melhor forma de utilizar esses recursos a favor da escola e dos alunos. É fundamental deixar claro para os jovens que os aparelhos serão utilizados exclusivamente para fins acadêmicos, evitando o uso inapropriado durante as aulas.
É essencial também que o uso dos gadgets esteja vinculado a atividades em grupo, estabelecendo assim vínculos e uma rotina pré-determinada com os alunos. Os aparelhos podem ter um papel interessante e dinâmico através de debates e desenvolvimento de processos colaborativos.
Smartphones e tablets podem ser grandes aliados da educação e da construção do conhecimento. O debate do tema é saudável e de grande valia para o avanço das metodologias pedagógicas no Brasil. Seu uso de forma equilibrada e o respeito às regras e ao planejamento escolar devem ser os norteadores da implementação de novas mídias no ambiente escolar para garantir o máximo desempenho dos alunos.