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Gestão escolar

COMO INICIAR O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DA SUA INSTITUIÇÃO PARA 2017

19 de janeiro de 2017 Por Ricardo Braga

Com o fim das férias escolares se aproximando e, consequentemente, com o início das aulas chegando, é muito importante que as instituições comecem a preparar seu corpo docente para o ano letivo que está por vir. Nesse sentido, um planejamento pedagógico torna-se essencial para que o período transcorra com tranquilidade e, principalmente, com muito entrosamento entre toda a equipe. Sendo assim, preparamos para o post de hoje um breve guia sobre como idealizar e colocar em prática esse planejamento.

 

O que é um planejamento pedagógico?  

Um planejamento pedagógico nada mais é do que um processo de reflexão sobre os desafios do cotidiano escolar tendo em vista experiências acumuladas ao longo do tempo e com o objetivo de preparar adequadamente o corpo docente para o início do ano letivo que está por vir.

 

Quando e como ele é feito?

Em geral, o planejamento escolar é feito para o ano inteiro e acontece antes do início das aulas. Nesse período, as escolas agendam uma semana pedagógica (que pode durar de 3 a 5 dias), durante a qual se discute o que acontecerá nos próximos meses letivos.

Durante essa semana o corpo docente revisa também o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da instituição, documento este que define a identidade da instituição e indica os caminhos necessários para o andamento correto das atividades escolares.

Desta forma, o planejamento nasce a partir do estabelecimento de metas e de objetivos que a escola deseja alcançar, tornando-se assim um momento importantíssimo para a construção de conhecimento sobre gestão, didática, articulação com a comunidade, constituição de uma equipe colaborativa e qualificação das ações.

 

Como acontece na prática?

Na prática, o que ocorre durante a semana pedagógica é uma série de pautas que devem ser discutidas por gestores, professores e funcionários. Os membros da equipe discutirão o funcionamento da instituição como um todo e também as funções pelas quais são responsáveis. Dentre as pautas que são discutidas e posteriormente transformadas no planejamento pedagógico podemos destacar:

 

  • Troca de experiências entre os professores e gestores
  • Apresentação e análise dos resultados do ano anterior
  • Estabelecimento de metas e objetivos
  • Apresentação do calendário escolar, de acordo com o disponibilizado pela Secretaria de Educação
  • Revisão do Projeto Político-Pedagógico e criação de planos de ação
  • Definição da grade horária das disciplinas
  • Divisão das turmas
  • Organização das salas e dos materiais
  • Recepção dos alunos
  • Planejamento pedagógico, levando em consideração a avaliação do ano anterior e a distribuição dos conteúdos de ensino e aprendizagem

 

É claro que as pautas das reuniões de planejamento podem mudar, dependendo de seu objetivo. Porém, podemos observar que o planejamento do ano não começa da estaca zero. O trabalho já se inicia no ano anterior, quando a equipe escolar realiza sua avaliação. Na semana pedagógica, trabalha-se em cima dos resultados obtidos e com a troca de experiência sobre as turmas entre os docentes, visando sempre melhorar o que tem sido feito.

 

Acompanhamento

Ao longo dos meses, é importante acompanhar se as ações previstas no planejamento têm sido implementadas e se as estratégias estão dando certo. Essa avaliação pode ocorrer a cada bimestre, trimestre ou semestre.

O importante, porém, é ter sempre em mente que o planejamento pedagógico não significa somente por no papel algumas discussões de início de ano. Para que as ideias e planos virem realidade, é preciso que o gestor esteja sempre comprometido com o projeto pedagógico da escola e que passe constantemente tais valores para sua equipe.

Assim, é possível antecipar problemas e antever ações para contribuir com o desenvolvimento educacional dos estudantes e, consequentemente, com o sucesso da instituição.

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