Pular para o conteúdo
  • Home
  • Funcionalidades
  • Blog
  • Materiais
  • Depoimentos
  • Home
  • Funcionalidades
  • Blog
  • Materiais
  • Depoimentos
  • Agendar demonstração
  • Entrar
Agendar demonstração
Entrar
Tecnologia

COMO UTILIZAR AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO

13 de abril de 2017 Por Ricardo Braga

Atualmente, para onde quer que olhamos, vemos pessoas conectadas em seus smartphones e tablets. O mundo está muito mais conectado através das redes sociais e está cada vez mais difícil reter a atenção das pessoas.

Imagine então numa sala de aula?

As novas tecnologias digitais criaram uma nova maneira de aprendizado. Hoje as crianças e jovens participam mais da criação e do compartilhamento de conteúdo, mudando totalmente a forma de se comunicarem, interagirem e aprenderem. Porém, as redes sociais podem, ao invés de atrapalhar o aprendizado, contribuir.

Veja a seguir formas de usar algumas das principais redes sociais para tornar as aulas na sua instituição ainda mais incríveis e cativantes para os jovens!

 

FACEBOOK

 

  • Incentive a criação de grupos para as turmas

Os grupos são uma ótima maneira de criar uma nova forma de interação entre os alunos e os professores. Através deles é possível dar mais espaço para alunos um pouco mais extrovertidos e proporcionar uma extensão da sala de aula no mundo virtual. Dessa forma, os professores podem utilizar o espaço para postar as lições, tirar dúvidas e fomentar debates sobre algum tema.

 

  • Crie eventos

Os eventos também são uma boa maneira de aproximar os pais e alunos das tarefas de sala de aula. Sabe aquela atividade extracurricular que você vai realizar? Ou aquela gincana? Você pode criar um evento no Facebook para ela e divulgar para toda a comunidade escolar.

 

  • Estimule o compartilhamento

Incentive os alunos a compartilharem resumos, vídeos e notícias sobre as matérias que aprenderam em sala de aula. Assim, além de estarem enriquecendo com conteúdo suas próprias redes sociais, eles estarão ajudando e incentivando os colegas a fazerem o mesmo.

 

INSTAGRAM

 

  • Crie histórias

O Instagram é, atualmente, uma das redes sociais mais utilizadas pelos jovens e continua em constante crescimento. Por ser uma rede social basicamente de imagens, muitas instituições encontram um desafio no momento de investir nessa plataforma. Porém, ao criar uma rotina de postagens e registrar apresentações, excursões e projetos dos alunos de forma criativa, a instituição pode sim utilizar de forma útil essa rede social.

 

  • Compartilhe frases através de imagens

As imagens chamam muito mais nossa atenção que textos. Compartilhe frases de autores e pensadores em uma imagem, existem vários perfis que fazem isso dentro do Instagram. Uma imagem com uma frase impactante chama muito a atenção desse público e estimula a criatividade dos alunos.

 

  • Indique perfis para os alunos seguirem

O Instagram possui também uma relevância grande no mundo das artes e do compartilhamento de cultura de uma forma geral. Indique perfis motivacionais e de pessoas influentes em diversas áreas. Uma simples imagem pode despertar de forma cativante o interesse do aluno por determinada área e aumentar ainda mais suas possibilidades.

 

YOUTUBE

 

  • Estimule o uso de vídeos em sala de aula

Assim como as fotos do Instagram, os vídeos tornam o aprendizado mais atrativo. Estimule o uso de vídeos curtos em sala, algo em torno de 5 e 10 minutos está ótimo. Isso garante que os alunos não percam o foco e que os professores consigam realizar um debate ou um resumo sobre o tema.

 

  • Inverta a sala de aula

Indique vídeos e peça para que os alunos tragam resumos. Com isso você pode focar no debate em sala de aula e a aplicação dos conceitos vistos. Existem desde vídeos inspiradores até vídeos teóricos, e eles são ótimos para que o professor desenvolva diversos temas com os alunos.

 

  • Proponha que alguns professores gravem vídeos

Você pode propor para que alguns professores que tenham interesse, gravem vídeos com dicas ou explicações de sua aula e criem um canal no Youtube. Isso fará com que os alunos tenham o conteúdo disponível sempre que precisarem de uma maneira interativa. Os vídeos podem ser distribuídos de forma privada somente para alunos da sua instituição.

 

 

O que você achou destas dicas? Já colocou alguma delas em prática?

Conte pra gente nos comentários e compartilhe sua experiência, estamos ansiosos para ouvir você!

Navegação de Post

Post anteriorAnterior 4 CARACTERÍSTICAS DE UM GESTOR ESCOLAR DE SUCESSO
Próximo postPróximo 4 DICAS PARA FORTALECER A MARCA DA SUA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Categorias

Posts recentes

  • Como um Sistema de Gestão Escolar Pode Reduzir Erros Administrativos e Aumentar a Eficiência
  • 4 táticas para manter a equipe da sua escola sempre engajada
  • 4 práticas para ser gestor escolar de sucesso
  • Inadimplência escolar: 3 Dicas para acabar com esse problema de forma rápida
  • Sistema de gestão escolar: Por que você deve contratar um agora mesmo

Arquivos

  • abril 2025
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • abril 2021
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • março 2019
  • janeiro 2019
  • dezembro 2018
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • setembro 2018
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • novembro 2016
  • outubro 2016
  • setembro 2016
  • julho 2016
  • junho 2016
  • maio 2016
  • janeiro 2016
  • dezembro 2015
  • novembro 2015
  • outubro 2015
  • setembro 2015
  • agosto 2015

MENU

  • Funcionalidades
  • Blog
  • Materiais

SISTEMA EGD

  • Central de ajuda
  • Termos de uso

SIGA NOSSAS REDES

Instagram Facebook Youtube
Cleantalk Pixel