DISPOSITIVOS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO: VANTAGENS E DESAFIOS
1 de setembro de 2017Nos tempos atuais, a tecnologia se faz cada vez mais presente nos ambientes acadêmicos, trazendo diversas vantagens ao aprendizado do aluno. Nas escolas, softwares de gestão escolar já se proliferam, simplificando e integrando o trabalho do gestor, permitindo que o foco seja cada vez mais onde importa, no ensino. A discussão da tecnologia em sala de aula se aflora ainda mais à medida que a tecnologia vem sendo democratizada, e com a presença abundante dos smartphones, é natural que a questão dos dispositivos móveis nas escolas passe a ser debatida.
O uso desses dispositivos, sobretudo smartphones abre a discussão para entender até que ponto a tecnologia pode ajudar ou atrapalhar. Enquanto traz diversas vantagens consigo, o celular também pode ser uma poderosa distração para os alunos e se o uso não for feito com responsabilidade pode vir a não só não ajudar no progresso acadêmico como também pode prejudicar o desenvolvimento do jovem.
Dito isso, a tecnologia não pode ser ignorada e deve-se discutir a forma como ela é implementada na sala de aula, até que ponto é benéfica e pode melhorar os resultados da instituição de ensino. Confira algumas das principais vantagens e também os desafios de utilizar dispositivos móveis nos colégios e saiba se posicionar em relação ao assunto:
Vantagens dos dispositivos móveis na educação
É inegável que o grande objetivo da tecnologia é facilitar a vida das pessoas e no ambiente escolar existem algumas características específicas de dispositivos móveis que podem ser muito benéficos para o progresso acadêmico do aluno. Esses aparelhos apresentam uma grande versatilidade a conexão com a internet permitem pesquisas imediatas, acelera o processo de anotar o conteúdo.
Além disso, a mobilidade é outro ponto positivo da adoção dessas ferramentas em sala de aula. Esses aparelhos podem ser facilmente transportados, fazendo com que os alunos reduzam o peso carregado nas mochilas e também permite o acesso às anotações ou aplicativos utilizados pelos professores em qualquer momento e lugar.
A tecnologia permite ao professor a adoção de novos métodos de ensino e uma das ferramentas que mais podem ser eficazes é a interatividade proposta por esses dispositivos. Além de aumentar o interesse dos estudantes ao propor o estudo por meio de animações ou tutoriais, também é importante ressaltar que o aprendizado através de recursos visuais e auditivos interativos estimula o aluno em áreas diferentes do cérebro e a memorização dos conteúdos se torna mais rápida e fácil.
Desafios dos dispositivos móveis no ambiente acadêmico
Junto das vantagens, é importante ter em mente que existem sim algumas ressalvas em relação ao uso desses aparelhos em sala de aula. O uso do celular na escola levanta imediatamente o debate em torno da autoridade do professor, à medida que esse uso também pode distrair o aluno e comprometer todo o plano de aula elaborado previamente.
Além disso, deve-se ter em mente o custo inicial alto para escolas que desejam adotar aparelhos como tablets em seu cotidiano. O ideal para alcançar uma igualdade de condições seria a própria escola ceder esses aparelhos, que substituiriam boa parte do material escolar que também tem um custo muito elevado a cada ano letivo e diferentemente dos dispositivos móveis, tem o seu prazo de duração curto e sofrem uma rápida defasagem.
Por fim, deve-se ter atenção também à questão da privacidade. Cookies de rastreamento são comuns nos dias de hoje e é importante garantir que os professores só tenham acesso aos conteúdos que se relacionam com as aulas nos dispositivos dos alunos, dessa forma a segurança de contas pessoais dos alunos ou outras informações contidas lá permanecem seguras.
Agora que você já tem noção dos prós e contras do uso de dispositivos móveis no ambiente acadêmico pode se posicionar melhor nesse debate tão atual. Você acha que essas ferramentas devem ser usadas na sua escola?