[E-BOOK] GUIA DEFINITIVO DAS MÉTRICAS ESCOLARES
11 de maio de 2017Podemos observar que, atualmente, a análise de métricas é fundamental para qualquer instituição. Elas são os elementos essenciais para o reconhecimento do que está ou não dando certo em determinados setores de uma instituição escolar.
Pensando nisso, resolvemos elaborar um e-book com algumas dicas e conselhos para gestores que desejam conhecer algumas das principais métricas escolares e coletarem as informações de forma prática e assertiva.
O e-book foi divido em duas partes principais: métricas financeiras e métricas pedagógicas. Lembrando também que o material conta com uma seção especial de “Mãos à obra!” abaixo de cada item, com dicas imperdíveis de ações que podem ser colocadas em prática imediatamente em sua instituição.
Confira abaixo uma pequena amostra dos temas abordados em cada tópico:
1- Métricas Financeiras
1.1- Receitas e despesas
É essencial que qualquer gestor tenha controle do quanto a escola recebe e o quanto ela gasta para se manter. São diversos os setores da instituição que precisam de envolvimento financeiro diário: setor acadêmico, corpo docente, infraestrutura, material escolar e etc.
Cada pequena estrutura dentro da instituição requer atenção e um olhar crítico sobre como otimizar o trabalho e potencializar os resultados.
1.2 – Controle de inadimplência
Este controle deve ser realizado de forma contínua na instituição, evitando deixá-lo somente para procedimentos emergenciais.
Muitas vezes ações como simplificar o pagamento, proporcionar descontos aos responsáveis que pagam em dia, enviar lembretes, entre outras, são suficientes para evitar a inadimplência e garantir uma receita fixa ao caixa da instituição.
1.3 – Marketing
É muito importante que as ações de marketing realizadas para prospecção de novos alunos sejam observadas de perto. É essencial que o gestor controle o retorno desses investimentos de forma que seja possível racionalizar o real número de matrículas que essas ações estejam proporcionando.
2- Métricas pedagógicas
2.1 – Nível de aprendizagem em avaliações internas
As avaliações internas e próprias do cotidiano das salas de aula (geralmente provas elaboradas por professores de cada turma/área, aplicadas em diversos períodos ao longo do ano) são diagnósticos destinados a auxiliar os professores na readaptação do ensino de acordo com o acompanhamento dos alunos.
2.2 – Nível de aprendizagem em avaliações externas
As avaliações externas em larga escala são desenvolvidas fora do ambiente escolar para serem aplicadas a um grande número de participantes.
Com elas, é possível obter duas análises distintas sobre o desempenho dos alunos: a análise normativa (ou avaliação normativa), de natureza seletiva, que compara realizações de alunos inseridos em um mesmo grupo (como vestibulares ou exames de qualificação); e a análise criterial (ou avaliação criterial), que verifica o aprendizado de cada aluno em relação a objetivos previamente definidos em função de suas realizações pessoais.
Gostaria de saber tudo sobre como acompanhar as métricas escolares de sua instituição de ensino e maximizar seus resultados?
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