Ensino Híbrido: Entenda o que é e como aplicar na sua escola!
19 de agosto de 2020O ensino híbrido é uma metodologia educacional que traz uma proposta, muito necessária, de inovação tecnológica ao modelo de ensino defasado que vivenciamos atualmente.
Leia mais: Futuro da educação no Brasil: As consequências da pandemia
O que é Ensino Híbrido?
Por definição o ensino híbrido, ou blended learning, prevê a mescla do ensino presencial ao ensino online. Assim, buscando a integração de conteúdos em sala de aula com aparatos tecnológicos que muitas vezes já fazem parte da vida do aluno.
Através de alternâncias entre espaços online e presenciais o ensino híbrido faz surgir diferentes possibilidades nas relações entre professor e aluno. Ao entregar autonomia ao aluno o professor passa a assumir, em alguns momentos, o papel de mediador e tutor na busca pelos conteúdos.
O Ensino Híbrido é um conceito simples que, no entanto, vai muito além de apenas montar um laboratório de informática ou permitir que os alunos tenham acesso a tablets.
Como aplicar na sua escola
Existem diferentes métodos para a aplicação do ensino híbrido em uma instituição de ensino. Um dos pontos mais importantes de ser entendido é a diferença de intencionalidade entre o espaço online e o offline.
Em sala de aula o professor tem o papel de trazer atividades interpessoais que podem ser estimuladas através de trabalhos e atividades que envolvam toda a turma. Ao passo que, nas atividades online o aluno assume protagonismo sobre como e com quem ele realizará sua rotina de estudos.
De fato, implementar o ensino híbrido vai demandar algumas mudanças profundas na estrutura de uma escola principalmente nos aspectos da formação continuada dos professores, nas práticas em sala de aula, em infraestrutura, currículo e avaliações.
Modelos de aplicação do Ensino Híbrido
Existem alguns modelos para a aplicação do ensino híbrido de modo que haja uma organização que permita ações personalizadas e que agreguem critérios de avaliação. São eles:
Modelo de Rotação
No modelo de rotação o professor cria espaços diversos de ensino-aprendizagem que podem estar dentro ou fora da sala de aula. Dessa forma, os estudantes revezam entre atividades de acordo com a orientação do professor.
Os espaços criados devem incluir uma atividade online afim de proporcionar ao aluno oportunidades de busca por outras fontes de conhecimento. No entanto, também podem ser incluídas leituras, atividades escritas e grupos de discussões.
Essa rotação pode ser feita de diversas formas, como:
Laboratório Rotacional: Nesse modelo os alunos se alternam entre a utilização da sala de aula e dos laboratórios da escola.
Rotação por Estações: O professor define estações que serão executadas pelos alunos em grupos, em sala de aula, em um esquema de rotação.
Sala de Aula Invertida: Nessa modalidade todo o conteúdo teórico é estudado em casa e o espaço da sala de aula passa a ser utilizado para discussões e execução de atividades.
Rotação Individual: Aqui o aluno terá uma lista de propostas que deverão ser aprendidas de acordo com a rotina por ele determinada.
A caminhada para o ensino híbrido é inevitável e se tornou ainda mais urgente em virtude da pandemia que estamos enfrentando. Portanto, é imperativo que sua escola se prepare para dar os primeiros passos nessa direção.