DÊ IMPORTÂNCIA AO FEEDBACK E OTIMIZE O SEU AMBIENTE ESCOLAR
21 de setembro de 2017Certamente o ano de 2017 foi muito puxado e a rotina escolar muitas vezes sufocante pode distrair os gestores em relação à aspectos que afetam diretamente no sucesso da sua gestão. Como você lida com os mais diversos tipos de feedback na sua instituição de ensino? Coletar o máximo de informação possível à respeito da sua escola com quem vive e interage com esse espaço diariamente é crucial tanto na hora de estabelecer metas e entender o que melhorar para um experiência acadêmica mais completa, quanto no momento de manter as suas matrículas a partir da atenção dada a experiência dos alunos no último ano.
Agora que a rotina está mais tranquila é o momento de colocar em prática as estratégias necessárias para ter o melhor background possível e planejar o seu 2018 nos mínimos detalhes, se atentando para todos que realmente importam na sua escola. Confira a importância dessa questão e confira ferramentas para ter uma troca de informação de qualidade, seja com alunos, professores ou responsáveis.
Importância do feedback dos pais e alunos na gestão escolar
A proximidade e a identificação dos responsáveis e alunos com a escola é determinante em diversos aspectos para um bom andamento da sua instituição. Dessa forma, é lógico que as opiniões dessas pessoas precisam ser consideradas e a escola deve ter a preocupação de se adaptar de acordo com as sugestões recolhidas. Além disso, o feedback desses grupos também mapeia de uma forma bem eficiente os acertos, sabendo os pontos fortes da sua escola você pode cada vez mais buscar explorar esse potencial e buscar melhores resultados ano após ano.
Um ponto interessante em se recolher o feedback dos alunos no final do ano letivo está diretamente ligado à área de captação de alunos do seu colégio. Um colégio que tem a fama de ouvir os seus alunos ao final do ano letivo sugere uma aproximação maior com os mesmos, explícita a preocupação com corrigir aspectos que os alunos não aprovaram durante o último ano, tentando garantir a melhor aprovação possível para a instituição. Dessa forma, a captação desses alunos no momento de renovar as matrículas se dá de forma melhorada uma vez que os alunos entendem que são importantes para a escola, podendo inclusive ser um fator decisivo para alunos que pensam em buscar outra escola para o próximo ano.
Importância do feedback dos funcionários na gestão escolar
Também é de grande importância estar por dentro do que os professores e funcionários pensam à respeito do local de trabalho com a finalidade de garantir o melhor ambiente e produtividade possível de toda a sua equipe escolar. Profissionais motivados e que se sentem valorizados pelo contratante rendem mais e se identificam com a meta da escola, criando um estímulo à dar a melhor aula possível e trabalhar alinhado com os diversos setores existentes em uma escola em prol de um objetivo comum.
A questão é que os profissionais que dividem o cotidiano com o gestor tem sempre algo a dizer ou alguma sugestão a fazer, então é primordial ouví-los. Algumas estratégias como reuniões bem planejadas onde existe o espaço para o diálogo, metas são estabelecidas e temas direcionados para o grupo específico com quem se fala no momento. Nessas reuniões também é importante destacar pontos positivos e mostrar a toda a equipe o que deu certo no último ano, nenhuma equipe se motiva só com críticas e correções.
Ferramentas para obtenção de um feedback preciso no ambiente escolar
Hoje em dia, a tecnologia proporciona meios mais fáceis de se entender o que pensam os que fazem parte do cotidiano da escola. Aplicativos e softwares que facilitam a comunicação escolar tem facilitado a troca de informações tanto entre alunos e responsáveis como em relação aos diversos funcionários. Essa ferramenta faz a ponte entre essas diversas pessoas de forma simplificada, fácil e direta. Avisos, eventos, controle de faltas, provas e tudo o que cada um precisa saber está nas telas dos celulares e isso facilita na hora de obter o feedback de quem usa o sistema, uma vez que o campo para sugestões existe e a comunicação com os gestores se mostra fácil e rápida.
Além disso, existem as conhecidas pesquisas de satisfação onde a coordenação obtém o feedback seja de maneira manual ou a partir de uma base de cadastros já existente na escola. Nos últimos dias do período letivo é interessante adotar planilhas que contenham perguntas diretas e que vão trazer as informações necessárias para ter um bom planejamento escolar. Para os responsáveis, a mesma regra se aplica. Planilhas curtas e diretas que extraiam o mais importante do ponto de vista da gestão da instituição. No caso dos responsáveis, as planilhas podem ser enviadas tanto pelos alunos como por email, e já é uma forma de demonstrar que a escola se preocupa e busca constante aperfeiçoamento de seus serviços.
Agora que você já sabe a importância de se ter um bom feedback na sua escola, coloque em prática as estratégias imediatamente! Você pode contar com a nossa nova planilha de satisfação e obter as respostas que precisa dos alunos e responsáveis. Confira!