MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO: ENTENDA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
3 de maio de 2017No início do mês passado, o Ministério da Educação publicou a terceira versão da Base Nacional Comum Curricular, o BNCC. Após as duas primeiras fases de estudo e de consulta pública, a terceira versão da base possibilitaria pela primeira vez que as escolas brasileiras tenham um modelo comum na qual basear os seus currículos.
A base curricular inclui todos os conhecimentos e habilidades que o estudante deve aprender, da Educação Infantil até o nono ano do Ensino Fundamental, e estabelece qual é o conteúdo essencial que deve ser seguido pelas escolas públicas e particulares. Após a homologação pelo MEC, a expectativa é que os colégios comecem a adotar a nova base a partir de 2019.
O documento propõe 10 competências exigidas dos estudantes, todas elas voltadas para o desenvolvimento pessoal e social do aluno:
1- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social e cultural para a construção de uma sociedade solidária.
2- Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências resolver problemas e inventar soluções com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
3- Desenvolver o senso estético para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
4- Utilizar conhecimentos das diversas linguagens para expressar-se e partilhar informações que levem ao entendimento mútuo.
5- Utilizar tecnologias digitais de comunicação e informação de forma consciente ao se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas.
6- Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências para ter autonomia ao escolher uma profissão
7- Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns, com posicionamento ético em relação a si mesmo e o planeta.
8- Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional de forma a desenvolver a capacidade de lidar com críticas e com a pressão externa.
9- Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro, reconhecendo-se como parte de uma coletividade com a qual deve se comprometer.
10- Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões, com base nos conhecimentos construídos na escola, segundo princípios éticos democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Na prática, as mudanças que ocorrem com a implementação da base são:
– Todas as crianças devem estar plenamente alfabetizadas até o fim do segundo ano (na versão anterior, o prazo era até a terceira série).
– O conteúdo de história passa a ser dividido de acordo com a cronologia dos fatos.
– A língua inglesa passa a ser disciplina obrigatória a partir do 6° ano.
– O ensino religioso deixa de ser obrigatório.
– As aulas de matemática passam a apresentar noções de estatística e probabilidade a partir do 1º ano do Ensino Fundamental.
– Torna-se necessária a aplicação de tecnologias na escola, para inclusão digital dos alunos.
– O conceito de gênero não será trabalhado nos conteúdos
– As aulas devem abordar temas como o respeito à diversidade e combate a todos os tipos de preconceito.
Para muitos especialistas a base é essencial e não existe país ou sistema educacional bem sucedido no mundo que não tenha uma base clara do que é esperado que o aluno aprenda.
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