O futuro das humanas
13 de janeiro de 2016Desde sua aparição, o documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vem gerando perguntas e polêmicas. As questões são diversas, mas as perguntas se repetem muitas das vezes quando são feitas. Agora, o caso volta a sondar a área de humanas, em maior destaque as matérias componentes no currículo, que são: história, geografia e ensino religioso, no caso do ensino fundamental; e ainda também filosofia e sociologia, no ensino médio.
Obviamente, não existe a possibilidade de gosto único quanto à um documento que limita ações e abordagens específicas, pois, naturalmente, as partes desfavorecidas no modelo previsto não terão a sua linha de pensamento ou cultura vista de forma completa. Exatamente nesse ponto começam as discussões sobre o documento em questão. Nesse momento refletimos se devemos avançar na construção da base ou recuar, e ver se as alternativas existem. Claro, elas existem. Mas cabe aqui observar se são viáveis.
Na matéria abaixo, o que encontraremos são opiniões de profissionais da área da educação que vão expor seus pareceres sobre como a BNCC está sendo averiguada por eles. Leia você também o texto e tire suas conclusões.
http://www.revistaeducacao.com.br/textos/224/o-campo-da-discordia-366345-1.asp