OS RISCOS DA COMUNICAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS
12 de janeiro de 2017Não é novidade para ninguém que, atualmente, as redes sociais assumiram um papel de protagonista na vida de pessoas de todas as idades. Seja do idoso até a criança mais nova, todos estão de alguma forma conectados através do Facebook, Whatsapp, Instagram, etc.
Com base nisso, alguns educadores vêm levantando questões sobre os limites do relacionamento entre professores e alunos nas redes sociais. Enquanto algumas pessoas incentivam essa comunicação, argumentando que essa pode ser a solução para alunos mais fechados, que não conseguem se comunicar na sala de aula ou na frente de mais pessoas, outros acham que deve existir barreiras na relação aluno/professor que não podem ser quebradas, não só para proteger o aluno mas também o professor.
O fato é que existem sim alguns riscos na comunicação entre alunos e professores nas redes sociais, e é sobre isso que se trata o nosso post de hoje. Vamos a eles:
Perda de controle da instituição
Quando a comunicação aluno/professor é feita através de redes sociais, muitas vezes a instituição perde a capacidade de controlar a informação que circula nesse diálogo. Informações que poderiam ser preciosas para a escola, como dificuldades e limitações são perdidas, impedindo assim que o gestor saiba como oferecer melhores condições e uma assistência pontual para este estudante.
Quebra da barreira pessoal/profissional
“Eu não sou seu colega; eu não sou seu amigo; eu sou só o seu professor”. Apesar de ser uma afirmação polêmica, muitos educadores afirmam que esta deve ser a relação entre alunos e professores. Através do diálogo em redes sociais, pode ser que algumas dessas fronteiras sejam ultrapassadas. Fronteiras essas que são essenciais para o bom funcionamento da instituição e que são exigências fundamentadas na ética de um bom profissional de ensino.
Invasão da privacidade do professor
Ao realizar uma comunicação próxima através das redes sociais, o professor acaba tendo que responder e dialogar com determinados alunos em seu horário de lazer ou quando está trabalhando e deveria estar dando atenção a todos os estudantes. Além disso, pode haver o risco do professor acabar se comunicando também com seus próprios familiares e amigos pelas redes sociais no horário de trabalho.
Soluções:
Apesar de ser um problema bem comum existem sim medidas que podem ser tomadas pela instituição no intuito de trazer essa comunicação para dentro do ambiente escolar.
Criação de grupos nas redes sociais
Sabemos que proibir o uso das redes sociais é desnecessário e que não resolverá a questão. O que pode ser feito, usando as próprias redes, é a criação de grupos e páginas direcionadas para este contato dos alunos com professores. Através destes é possível realizar uma interação saudável e, principalmente, supervisionado pela própria instituição. Definindo também horários que o professor estará disponível para contato.
Implementação da um aplicativo de comunicação escolar
O principal que pode ser feito para melhorar essa situação é a escola adotar um aplicativo que promova uma maior integração entre professores, gestores escolares, pais e alunos, sem perda de informações, como por exemplo, o EduApp.
O EduApp é um aplicativo de comunicação escolar para smartphones desenvolvido para conectar escola, pais e alunos em uma plataforma simples e fácil de usar. Além disso, o aplicativo promove uma comunicação com maior transparência entre todos os envolvidos, incluindo os alunos e professores.
Saiba um pouco mais sobre como o EduApp pode contribuir para a comunicação de sua intituição. Converse agora com um de nossos consultores!