PROBLEMAS DE APRENDIZADO: COMO ELES AFETAM A SUA ESCOLA
23 de agosto de 2017Nem só de sucesso vive o educador, muito pelo contrário. No decorrer de toda uma vida escolar observa-se em um mesmo grupo alunos muito diversos e dentre eles existirão crianças com ritmos de aprendizados diferentes, aptidões distintas e dificuldades diversas. Conseguir agrupar essa diversidade de fatores pode se tornar uma tarefa difícil e é muito importante identificar quais são os problemas de aprendizado que os aluno precisa enfrentar até chegar no processo da fixação plena do conteúdo.
Fatores como falta de motivação, indisciplina, problemas em casa ou com o sistema de ensino são muito recorrentes no ambiente escolar e a maioria deles pode ser vista como superficiais e muitas vezes uma questão de falta de interesse da criança. Essas questões possuem soluções mais diretas e práticas como a famosa -e temida- conversa com os pais que pode trazer benefícios imediatos e contando com a dedicação do aluno esse panorama pode ser revertido.
Entretanto, o importante é observar como as dificuldades persistem e evoluem dentro do aluno. Existem dificuldades de aprendizado conhecidas que merecem a devida atenção, suas origens podem ser orgânicas ou emocionais e esses “transtornos” se mostram uma barreira a mais nas escolas. Não depende do professor mudar o plano de aula ou de um incentivo a mais em casa, são fatores sérios que devem ser tratados de forma especial e individualizada para dessa forma incluir o aluno no grupo e fazer com que o seu aprendizado permaneça constante.
Você conhece e sabe pontuar os principais problemas encarados por esse tipo de aluno no ambiente escolar? Não? Então entenda sobre os mais recorrentes e consiga identificar quais alunos precisam de uma atenção especial no ambiente em que você está inserido!
Problemas de aprendizado 1 -TDAH
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é um problema de ordem neurológica dos mais recorrentes no ambiente escolar. Entre os sintomas mais comuns estão a inquietação, dificuldade de concentração, impulsividade e desatenção. É sempre bom frisar que esse diagnóstico deve ser feito por um médico, hoje em dia é comum jovens que apresentam algum desses sintomas receberem o rótulo desse transtorno, o que pode não ser verdade. O professor tem um papel importante em identificar os alunos que possam se enquadrar nesses sintomas mas para por aí. Aulas dinâmicas e motivadoras também são um agente poderoso que auxilia o aluno com TDAH a buscar o conhecimento e buscar o seu próprio potencial.
Problemas de aprendizado 2- Dislexia
Muito comum, é a dificuldade em ter fluência na leitura e na escrita. Acredita-se que as causas são genéticas e os alunos que apresentam essa condição costumam omitir letras, trocar sílabas, problemas de leitura lenta e pulam as linhas em textos. Também merecem atenção especial e o acompanhamento de profissionais da área.
Problemas de aprendizado 3 -Dislalia
É uma dificuldade diretamente relacionada à fala. Normalmente acompanhada de problemas no palato, flacidez na língua ou no lábio leporino, atrapalha o aluno na hora de pronunciar corretamente as palavras uma vez que ele tende a trocar fonemas e confundir sons, tornando a mensagem confusa.
Problemas de aprendizado 4 -Discalculia
Como o próprio nome já sugere, é a dificuldade com números e de efetuar operações muitas vezes simples. Os portadores conseguem identificar sinais, no entanto apresentam dificuldades em utilizá-los, não conseguem ler com clareza enunciados de questões, não entendem sequências lógicas, entre outros problemas com números. Esse é um dos problemas mais sérios, no entanto suas causas ainda são estudadas e a ciência não tem uma ideia clara sobre.
Você já conhecia essas diferentes questões que recaem sobre os jovens? Agora você já pode ter uma ideia mais concreta sobre os principais problemas de aprendizagem que afetam os seus alunos. Identificá-los e tratar cada um deles com a devida seriedade é um papel conjunto do educador e de médicos capacitados no assunto. Somente alinhando todos os fatores o aluno vai conseguir ter um progresso constante no aprendizado alcançando dessa forma os resultados esperados.