Tecnologia e educação: entenda como as tendências tecnológicas podem revolucionar o ensino
28 de julho de 2016A cada dia a tecnologia se encontra mais presente em nosso cotidiano. Assim, prender a atenção dos alunos no ambiente escolar acaba se tornando um desafio. Métodos tradicionais de estudo vêm sendo questionados e estão dando lugar a novas formas de ensinar e dinamizar o conteúdo escolar. Tablets, celulares, jogos eletrônicos, aplicativos e redes sociais são palavras que até pouco tempo atrás estavam distantes do dicionário educacional, mas atualmente são vistas como grandes aliadas para a melhora dos alunos no rendimento escolar.
No post de hoje vamos falar um pouco sobre tendências tecnológicas que vêm sendo implementadas em diversas escolas no Brasil e no exterior e de que forma elas podem mudar a forma como enxergamos o ensino atualmente.
Ambientes colaborativos online
A criação de grupos e espaços online para estudos e pesquisas já é uma realidade em diversas instituições. Através de redes sociais e aplicativos os alunos são capazes de interagir quando e como quiserem, através de tablets, celulares ou do computador em casa. Dessa forma, os próprios educadores conseguem tirar dúvidas e orientar os estudantes de forma mais prática e ágil.
Games educativos
Isso mesmo, a gamificação ou “educação gamificada” é uma tendência que vem sendo bastante difundida por tratar-se de uma maneira eficaz e de fácil assimilação por parte dos estudantes. Através do uso da tecnologia e de elementos presentes em jogos eletrônicos os alunos são capazes de familiarizar-se de forma rápida e intuitiva com a matéria, além de haverem sido comprovados benefícios nas áreas do desenvolvimento cognitivo, colaboração, solução de problemas e pensamento crítico dos jovens.
Classes virtuais
As salas virtuais também já são uma realidade em diversas instituições. As vantagens são diversas: evitam-se deslocamentos, proporcionam uma economia em transporte, alimentação e tempo, além de garantir um enorme conforto. Seja como uma substituta para as aulas presenciais ou utilizadas para cursos complementares ou de reforço, as teleconferências vêm garantido adeptos e ganhando bastante espaço no ambiente educacional.
Lousas inteligentes
Apesar do giz e do quadro negro ainda serem grandes símbolos de tradição, a lousa inteligente já é uma das grandes tendências tecnológicas na educação. Através dela é possível aos educadores apresentar um conteúdo mais atrativo e de forma completa aos alunos. Seja por meio de gráficos e inserções ou animações, filmes e vídeos, é possível que o professor prepare a aula e posteriormente disponibilize o material online para acesso livre dos alunos que queiram ver, rever e estudar com o conteúdo apresentado.
As tecnologias surgem a cada dia e nos surpreendem com suas facilidades e com o conforto que geram. Inovações são sempre bem vindas, mas cabe ao gestor avaliar a realidade de sua escola e de que forma aproveitar os avanços tecnológicos da melhor forma para a instituição e para os alunos.
E você? Já adota algum tipo de tecnologia em sala de aula? Qual? Divida sua experiência com a gente nos comentários!