Tecnologia e ensino: mitos e barreiras
4 de abril de 2019O mundo vem passando por muitas transformações no campo da tecnologia e as empresas precisam estar inseridas nesse contexto de mudanças para que possam garantir o seu crescimento e, até mesmo, a sua sobrevivência no mercado. No setor de educação não é diferente. As alterações na dinâmica da tecnologia e ensino tem causado uma ruptura nas estruturas escolares tradicionais e é desafiador, para as instituições de ensino,adaptar-se à nova realidade. E, no post de hoje, eu vou te ajudar a enxergar com novos olhos tudo o que a tecnologia pode fazer pela gestão da sua escola.
1 – Tecnologia e ensino: Gestão Escolar
A maior ruptura causada pela tecnologia dentro de uma instituição de ensino está na forma com que as rotinas de gestão se inter relacionam. É necessário agilidade e clareza nas informações para a rápida identificação de falhas e, obviamente, correção efetiva dos problemas encontrados. Já falamos, por exemplo, como uma secretaria informatizada pode te ajudar. Nós, administradores, constantemente usamos a máxima: “Errar rápido!” Significa dizer que todo gestor, inclusive gestores escolares, estão susceptíveis a erros na definição e execução de estratégias dentro da organização, mas é necessário identificá-las e corrigi-las rapidamente. Errar não é tão grave, mas demorar identificar e decidir qual solução deve ser implementada é desastroso. Por esse motivo o gestor precisa aprender atribuir tarefas a equipe sem abrir mão do controle.
Nesse aspecto, a tecnologia é fundamental, pois com o uso de um software de gestão moderno o gestor pode democratizar as tarefas de alimentação com dados da empresa e filtrar as informações relevantes para auxiliar na rápida tomada de decisões. Em outras palavras, o diretor pode delegar funções aos colaboradores, incluindo professores, coordenadores, secretárias, além de concentrar toda a gestão em um único lugar, acessível até mesmo fora da escola. Esse recurso permite o acesso ágil a tudo que os colaboradores estão fazendo. Os relatórios são facilmente emitidos e as decisões são tomadas com base em informações sólidas e fidedignas. Não existem fórmulas ou modelos de gestão prontos, é necessário olhar o acontece ao redor e escolher o caminho a ser trilhado.
2 – Tecnologia e ensino: comunicação escolar
Outro fator crítico de sucesso é a presença da empresa nos dispositivos móveis, celulares e tablets. É notório que as pessoas cada vez mais conectadas atualmente. Especialistas na área de administração alertam para a importância de estar presente nos meios digitais, nos celulares dos clientes. Ter um aplicativo para pais e alunos é indiscutivelmente tatuar a marca na cabeça do consumidor do seu serviço educacional. Cabe considerar que os aplicativos para smartphones e tablets tornam a comunicação escola/aluno ou escola/responsável muito mais rápida, econômica e eficiente, além possui uma taxa de engajamento muito interessante. Faça diferente para obter resultados diferentes e você verá que sair da zona de conforma será recompensador para você e para a escola.
Encare a tecnologia não como uma ameaça, mas uma grande oportunidade de alavancar os resultados e fidelizar o cliente. É necessário enxergar a administração de uma instituição tal qual o reflexo da realidade que a cerca, usando todos os meios disponíveis para torná-la mais simples e menos burocrática. Aproveite as ferramentas que desenvolvimento tecnológico oferece e usufrua dos seus benefícios. O sucesso de uma empresa precisa ser conquistado diariamente. Esse desafio pode ser muito fácil com a ajuda das inovações, softwares e aplicativos.