VOCÊ SABE O QUE É GESTÃO ESCOLAR?
15 de dezembro de 2016Apesar de se tratar de um termo relativamente recente, o conceito de “gestão escolar” é de extrema importância quando pensamos em uma escola que deseja atender às atuais exigências do contexto social. Ou seja, uma instituição que passe o conhecimento com qualidade além de formar cidadãos com os valores e aptidões necessárias para sua vida pessoal e profissional.
Para fim de um melhor entendimento, costuma-se classificar a gestão escolar em 3 áreas que funcionam de modo interligado: gestão pedagógica, gestão de recursos humanos e gestão administrativa.
Gestão pedagógica
É o pilar mais importante e significativo da gestão escolar. Nesta área é onde são estabelecidos os objetivos gerais e específicos para o ensino e onde são definidas as linhas de atuação de acordo com as metas e o perfil da comunidade escolar e dos alunos. Além disso, fica a cargo da gestão pedagógica avaliar o rendimento das propostas pedagógicas e também o desempenho dos estudantes, do corpo docente e da equipe escolar como um todo.
Suas especificidades devem estar enumeradas e detalhadas no Projeto Pedagógico, onde estarão descritos objetivos, metas, plano de curso, plano de aula, avaliação e treinamento da equipe escolar. Cabe ao Diretor articular e ser o primeiro responsável pelo seu cumprimento e sucesso.
Gestão administrativa
Cuida da parte física, material e financeira da instituição, além de proteger e garantir que os bens da escola sejam conservados e usados em prol da qualidade do ensino.
Também fica a cargo da gestão administrativa garantir o cumprimento das leis e do estatuto do colégio, proporcionar um ambiente limpo e bem organizado, gerir o bom funcionamento e manutenção dos equipamentos escolares e estar sempre atento a novas tecnologias que melhorem os processos de gestão em todos os segmentos da escola.
Gestão de recursos humanos
Por cuidar da parte de gestão de pessoal (alunos, equipe escolar, comunidade, etc), a gestão de recursos humanos é parte mais sensível de toda a gestão escolar. Lidar com pessoas e mantê-las trabalhando satisfeitas e rendendo o máximo em suas atividades, é uma tarefa essencial para o bom andamento de toda formulação educacional que se planeja para a instituição.
Muitas vezes uma escola que não consegue contornar problemas pessoais e questões básicas de relacionamento, a pesar de seguir a risca todo o restante do planejamento escolar, está fadada ao insucesso.
Além disso, é também atribuição da gestão de recursos humanos gerir toda a parte de direito, deveres e funções dos professores, corpo técnico, pessoal administrativo, pais e alunos.
Apesar de corresponderem a uma fórmula teórica, a gestão pedagógica, administrativa e de recursos humanos, na realidade do cotidiano escolar, não pode sem separadas. Todas devem atuar integradamente de forma a garantir a organicidade do processo educativo.
Desta forma, cabe ao gestor da instituição reger esta orquestra de funções e responsabilidades de forma democrática e proporcionar a toda a comunidade escolar um ambiente propício para trabalhar, ensinar e, principalmente, aprender.