4 PASSOS PARA UMA BOA GESTÃO FINANCEIRA DE SUA ESCOLA
8 de junho de 2017O grande objetivo do gestor escolar é que todos os alunos aprendam. Para conseguir bons resultados pedagógicos, contudo, é preciso ter a casa bem arrumada do ponto de vista financeiro.
Sabemos que administrar uma instituição de ensino em tempos de crise não é tarefa fácil. Reduzir custos sem perder a qualidade é um desafio para gestores em todos os tipos de atividade, mas para o setor de educação parece ser algo ainda mais delicado.
Uma boa gestão financeira da escola deve trabalhar em múltiplas frentes, sem nunca perder o foco no aluno. Nesse sentido, é fundamental que o gestor tenha em mente que desempenhar um bom trabalho nesse quesito garante um melhor aproveitamento das verbas, economia de tempo, melhoria nos resultados, diminuição de gastos e desperdícios.
Pensando nisso, organizamos uma lista com quatro passos fundamentais para ajudar o gestor a obter uma boa gestão financeira para sua instituição de ensino. Confira!
1- ESCOLHA SUAS PRIORIDADES
Gerir uma instituição de ensino significa ter de lidar com inúmeros pontos de uma só vez e, por isso, saber priorizar suas ações é algo essencial para que você não perca o foco central da sua escola, ou não tenha perda de produtividade e gastos desnecessários.
Nesse sentido, é fundamental que o gestor tenha sempre em mente seu projeto político-pedagógico, além de adotar uma postura democrática e ouvir a opinião de professores, funcionários, pais e alunos, para saber de todos os envolvidos o que eles mais desejam.
Agindo dessa maneira, o gestor mantém a coerência com os valores da escola e respeita a comunidade.
2- REALIZE ESTIMATIVAS
Definidas as prioridades, o próximo passo é realizar as estimativas, ou seja, fazer um cálculo de valor aproximado das despesas fixas e, posteriormente, das melhorias e do tempo necessário para coloca-las em prática.
Ao começar sempre pelas despesas fixas e obrigatórias, como salários, contas de consumo, impostos, materiais, o gestor consegue obter um cenário mais preciso sobre o que pode gastar com outros projetos e melhorias.
Lembrando sempre que quando se vai contratar um novo serviço, realizar uma obra ou reparos, vale a regra de ouro de qualquer compra: pesquise preços. Recomenda-se pedir no mínimo três orçamentos.
3- ORÇAMENTO
Com a projeção de custos, gastos operacionais e necessidades de investimento, fica fácil elaborar o orçamento. Basta colocar todos os dados em uma planilha ao lado da receita esperada e realizar os comparativos.
Esta planilha orçamentaria é uma ferramenta indispensável para o planejamento financeiro, pois ela permite ao gestor acompanhar mês a mês o desempenho real com o esperado, ir fazendo ajustes ao longo do percurso caso algumas despesas fiquem acima do planejado, e assim garantir a saúde financeira da escola.
4- PROCURE SEMPRE REALIZAR A PRESTAÇÃO DE CONTAS
O último passo é um dos mais importantes. Apresentar o balanço financeiro é uma forma de demonstrar transparência e honestidade com a comunidade escolar. Ao prestar contas, os pais se sentem respeitados, sabem para onde a escola está caminhando, e podem compreender se certas melhorias pedidas não forem entregues no prazo, por exemplo.
A forma recomendável de realizar a prestação de contas é disponibilizar um resumo, que pode ser fixado em um mural, ficar à disposição dos pais na secretaria, ou ser apresentado nas reuniões.
Com a primeira metade do ano letivo chegando ao fim, ainda dá tempo de se planejar e estruturar a gestão financeira de sua instituição de ensino para o segundo semestre.
Para ajudá-lo ainda mais, nós do Sistema Edux elaboramos uma planilha gratuita de CONTROLE DE CONTAS E MENSALIDADES.
Com essa planilha em excel você poderá controlar seus lançamentos mensais de receitas e despesas de forma simples e segura!
BAIXE AGORA NOSSO MATERIAL GRATUITO E COMECE AGORA MESMO A MELHORAR AINDA MAIS OS RESULTADOS DA SUA INSTITUIÇÃO DE ENSINO!