5 TÁTICAS PARA RECUPERAR SUAS MENSALIDADES EM ATRASO
1 de dezembro de 2016A inadimplência escolar é um problema recorrente em diversas instituições de ensino. Por se tratar de uma questão delicada e muitas vezes constrangedora para o devedor, muitos gestores preferem evitar a cobrança ou prolongam a situação até se tornar algo insustentável.
No post de hoje abordaremos algumas práticas seguras e objetivas que tornam essa abordagem mais fácil e que, consequentemente, visam recuperar as mensalidades em atraso evitando ao máximo qualquer tipo de conflito entre as partes.
1- Não fique receoso ao cobrar
Assim como o consumidor tem uma série de direitos previstos em lei e extremamente necessários, o gestor também tem a sua guarida jurídica. Portanto, não tenha medo de efetuar cobranças. Afinal de contas, o atraso na entrada das mensalidades prejudica muito o crescimento saudável, sobretudo de pequenas e médias instituições de ensino.
2- Oriente sua equipe de cobrança
Da mesma forma que o gestor deve exercer seus direitos com relação à cobrança das mensalidades em atraso, o mesmo deve ter sempre em mente que essa cobrança seja feita de maneira discreta, atenciosa e cordial. Uma forma precavida e gentil de informar o cliente sobre a inadimplência gera também uma boa vontade do devedor com relação à instituição, facilitando assim a comunicação e aumentando também as chances de recuperar as mensalidades em atraso.
3- Faça o contato
Tendo em mente que a abordagem seja sempre atenciosa com o devedor, estabeleça um primeiro contato. Procure entender os motivos da inadimplência, muitas vezes pode acontecer do cliente não ter recebido o título por algum problema de envio da cobrança automática naquele mês ou porque o e-mail do cliente está incorreto. Se esse for o caso, uma simples mudança da data de vencimento ou uma retificação do endereço de e-mail já resolvem o problema e evitam outros no futuro.
4- Ofereça alternativas
Por outro lado, pode ser que o cliente realmente tenha perdido uma parte da renda e esteja numa situação complicada financeiramente. Sendo assim, tenha em mente que o mais importante é garantir que ao menos parte do dinheiro seja debitada o quanto antes na conta da sua instituição. Pensando nisso, verifique qual estratégia pode ser adotada para negociar o pagamento e quitar as dívidas. Parcelamentos em cheques e cartão de crédito, além do oferecimento de bolsas e incentivos são formas eficazes de recuperar as mensalidades em atraso, sem a necessidade de diligências ou ações judiciais.
5- Lance mão dos serviços de proteção ao crédito
Se nenhuma dessas opções surtir efeito e realmente o cliente criar dificuldades para uma possível negociação da dívida, procure incluir o responsável pelo pagamento nos cadastros do SPC ou Serasa. Muitas vezes, a própria carta que o cliente recebe dos órgãos, avisando da negativação do nome, já é suficiente para o pagamento da dívida. Se acontecer do cliente continuar inadimplente, a empresa pode optar também por entrar com uma ação judicial para recuperação de crédito.
A inadimplência é um problema real e assola diversas instituições por todo o país, principalmente em um contexto de instabilidade econômica. As táticas sugeridas acima devem ser aplicadas, porém, a melhor solução no combate da inadimplência escolar é sua prevenção.
Neste contexto, a implementação de um sistema de gestão escolar é essencial no momento de blindar a instituição e cerca-la de proteções e informações valiosas para que a inadimplência seja evitada.
Com o Sistema Edux, o gestor tem acesso a uma ferramenta muito poderosa no controle da inadimplência. Através do Sistema é possível ter acesso a todos os cadastros unificados, além de obter os registros de cobranças sempre à mão e relatórios em tempo real, trazendo agilidade e segurança para o controle financeiro da sua instituição de ensino.
Confira abaixo nosso vídeo “Falando sobre gestão com o Sistema Edux – Inadimplência Escolar” e saiba ainda mais detalhes sobre como evitar a inadimplência em sua instituição de ensino:
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