6 ATITUDES PARA REDUZIR OS CUSTOS NA SUA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
8 de dezembro de 2016Administrar uma instituição de ensino em tempos de crise não é tarefa fácil. Reduzir custos sem perder a qualidade é um desafio para gestores em todos os tipos de atividade, mas para o setor de educação parece ser algo ainda mais delicado.
Uma boa gestão financeira da escola deve trabalhar em múltiplas frentes, sem nunca perder o foco no aluno. Portanto, no post de hoje falaremos um pouco sobre algumas medidas simples mas que fazem toda a diferença no momento de reduzir os custos da instituição sem prejudicar a qualidade do ensino.
1- NEGOCIE COM FORNECEDORES
A crise financeira afeta a todos os setores, não só o da educação. Portanto, se a sua instituição está sofrendo, saiba que seus fornecedores também estão. Sendo assim, esse é o momento ideal para negociar preços e condições de pagamento, realizando compras que satisfaçam a sua necessidade e também a do fornecedor.
2- BUSQUE UMA BOA NEGOCIAÇÃO NA EMISSÃO DE BOLETOS
Conforme abordado em outro post em nosso blog, o boleto sem registro da forma que conhecemos vai deixar de existir no final de 2016. Com o objetivo de diminuir o número de fraudes, a partir do ano que vem todos os boletos deverão ser registrados, aumentando assim o seu custo em até três vezes. Através da implementação de um software de gestão de última geração, é possível garantir uma economia nesta área, pois você só paga por boletos que forem liquidados, reduzindo assim os custos para emissão e facilitando o acesso dos seus alunos e responsáveis às cobranças.
3- INCENTIVE O USO INTELIGENTE DA ÁGUA
Ao incentivar uma maior economia do uso de água, a instituição está não só economizando no valor das contas no fim do mês como também ajudando na preservação do meio ambiente. Normalmente nas escolas o maior gasto costuma vir dos banheiros, com o uso das descargas e torneiras.
A troca das descargas de válvulas por modelos com a caixa acoplada é um investimento que compensa no longo prazo. Outra medida que pode fazer a diferença é substituir as torneiras convencionais por automáticas, que diminuem o gasto da água em até 70%.
4- ATENÇÃO À ENERGIA ELÉTRICA
A alta do preço da energia encareceu as contas de luz por todo o país. Mas há inúmeras formas de se economizar. Uma delas é aproveitar ao máximo a luz do dia, levando os alunos a fazer atividades nos pátios e outros espaços abertos para além dos momentos da educação física. Outra opção é adotar lâmpadas de LED, que são mais eficientes e têm maior vida útil, ou até buscar a instalação de painéis solares, dependendo dos gastos de energia da escola e de sua viabilidade geográfica.
5- CONSCIENTIZE ALUNOS E FUNCIONÁRIOS
A conscientização de alunos e funcionários é fundamental para que exista uma mudança de mentalidade na instituição. É importante deixar bem claro através de cartazes e avisos que ao evitar o desperdício de folhas, água e energia, os alunos não só cooperam com o bom funcionamento da escola como também ajudam na preservação do meio ambiente.
6- TRAGA SUA ESCOLA PARA A ERA DIGITAL
Por fim, é fundamental ressaltarmos que atualmente existem diversas ferramentas digitais que podem auxiliar muito na redução dos custos da sua instituição. Desde plataformas que permitem realizar avaliações e tarefas online, economizando assim materiais de impressão e energia elétrica, até aplicativos de comunicação escolar. Através desta ferramentas é possível diminuir drasticamente custos com materiais e informativos aos pais e alunos, reduzir o número de ligações telefônicas, além de oferecer a toda comunidade escolar conforto, segurança e agilidade.
Inicie o ano letivo com o pé direito. Comece já e se planejar e garanta uma saúde financeira muito mais estável para sua instituição!