INADIMPLÊNCIA ESCOLAR: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER
18 de maio de 2017As escolas são um espaço de aprendizado e troca de experiências, mas também são uma prestadora de serviços e, por isso, tem na inadimplência um grande problema. Atualmente, a inadimplência nas instituições de ensino é uma das principais causas do fracasso de um empreendimento.
Para evitar que isso aconteça em sua escola, é preciso além de atuar efetivamente para que os produtos e serviços do seu estabelecimento de ensino tenham melhora contínua, adotar práticas rigorosas em busca da redução dos percentuais de cobranças em atraso.
O combate à inadimplência deve ser feito basicamente em duas frentes. A primeira delas é a prevenção: é preciso, antes de tudo evitar que esse cliente se torne inadimplente. A segunda frente é a busca pelos valores em atraso: nessa etapa é preciso buscar formas harmônicas e eficazes de contato com o responsável ou o aluno e recordar que existem pagamentos que não estão em dia.
Confira a seguir algumas práticas importantes na prevenção e, posteriormente, à busca pelos valores em atraso:
1- Prevenção
1.1 – Prêmios Mensais:
A premiação mensal e os planos de pontuação anual são ótimas estratégias para incentivar o pagamento das mensalidades em dia. Através da premiação mensal o aluno que realizar o pagamento de suas mensalidades em dia participa de sorteios de prêmios variados.
1.2 – Descontos pontualidade
Oferecer descontos especiais para alunos que paguem a mensalidade até a data de vencimento é uma ótima estratégia para incentivar os pagamentos antecipados e, assim, reduzir o número de alunos inadimplentes.
1.3 – Boleto bancário
Um bom caminho para reduzir a inadimplência é o uso de sistemas de cobranças bancárias. Especialmente, os boletos bancários e os pagamentos eletrônicos. Ao permitir que o pagamento de cobranças seja facilitado seus clientes pagarão com mais pontualidade, diminuindo assim o número de devedores. Aposte em pagamentos com cartões de débito, crédito e boletos.
2- Combate
2.1 – Conheça e separe seus alunos
Agrupar seus alunos de acordo com a frequência de atrasos. Saiba quais são os que atrasam esporadicamente, os que são inadimplentes frequentes, os que são responsáveis pelas próprias mensalidades e os que contam com a ajuda dos pais ou responsáveis para liquidar suas cobranças.
2.2 – Contrate seguros educacionais
A escola pode utilizar do serviço e inserir o valor na própria mensalidade ou ofertá-lo como opcional aos pais. Com o seguro, em situações como desemprego, incapacidade monetária, invalidez e falecimento, as mensalidades são pagas pela seguradora, de acordo com a cobertura adotada.
2.3 – Mantenha comunicação frequente com os alunos inadimplentes
Utilizar e-mails, SMS e cartas para avisá-los dos problemas que o não pagamento da dívida pode acarretar, como multa, juros e inclusão do nome nos serviços de proteção ao crédito, como Serasa e SPC são um bom caminho para receber os valores em atraso.
Lembrando sempre que é preciso estar atento ao fato de que o aluno inadimplente não pode, de forma alguma, receber qualquer tratamento diferenciado dentro ou fora da sala de aula e nem ter seus direitos modificados.
2.4 – Renegocie a dívida
Esteja aberto para negociar os créditos em atraso. Ofereça diferentes opções para quitação da dívida, como parcelamento em cheque e cartão de crédito, com assinatura de concessão de dívida. Se esse processo for online, reduz custos administrativos e diminui a resistência do aluno.
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