GESTÃO FINANCEIRA: DICAS VALIOSAS PARA NÃO SE DESORGANIZAR E EVITAR APERTOS!
21 de setembro de 2017As escolas possuem o seu objetivo fixado na educação. São responsáveis por passar conhecimento aos alunos e formar a sociedade, geração após geração. No entanto, a escola não deixa de ser uma empresa de caráter público ou privado que lidam com fluxos de dinheiro constantes e precisam de muita atenção à uma gestão financeira de qualidade.
Consequentemente, para se obter os objetivos educacionais estabelecidos no planejamento do ano letivo é muito importante que se invista em ferramentas que descomplicam e auxiliam o gestor ao que diz respeito à gestão financeira de sua instituição. Um colégio bem estruturado financeiramente tem a tranquilidade necessária para manter o foco na educação e nos objetivos principais a serem alcançados.
No entanto, uma boa administração das finanças ainda pode parecer um objetivo para muitos gestores que muitas vezes não possuem experiência nessa área específica. Ainda tem dificuldades para gerir o dinheiro no seu colégio? Então não perca algumas dicas valiosas que trouxemos para você!
Melhorando sua gestão financeira passo 1: invista na sua captação de alunos.
Não é nenhum segredo que os alunos são os responsáveis por manter a escola de pé e dessa forma é uma preocupação muito importante tanto manter as suas matrículas como também conseguir novas. Algumas estratégias podem ser adotadas para essa finalidade e é importante apostar em métodos diferenciados que atraiam a atenção dos alunos, ter um corpo docente muito qualificado e a promoção de feiras e eventos além do dia a dia de sala de aula também se mostram atrativos em uma instituição de ensino.
O marketing também não pode ser deixado de lado! Se a intenção é captar mais alunos é muito importante que a divulgação seja feita de forma correta visto que é um setor do mercado com forte concorrência e baixa fidelização dos clientes. Dessa forma, um plano de marketing certeiro e bem definido faz total diferença na imagem da escola, colaborando para manter e conseguir novas matrículas.
Melhorando sua gestão financeira passo 2: projete seus custos e controle o caixa.
Uma projeção dos custos é indispensável ao gestor no momento em que ele faz o planejamento orçamentário de todo o ano letivo. Nesses custos devem estar englobados as despesas com salários, luz, água, materiais, manutenção dos espaços da escola, entre outras variáveis que podem estar presentes no cotidiano da sua instituição.
Algumas medidas que envolvem a disciplina no controle financeiro devem ser levadas a sério diariamente. Se você ainda não tem um software moderno que faça a contabilidade das entradas e saídas financeiras é importante ter um livro de caixa sempre organizado e atualizado, acompanhado também das notas fiscais e recibos. É interessante conferir mensalmente as variações desses valores para ter sempre o melhor controle financeiro possível.
Melhorando sua gestão financeira passo 3: Tenha um PPP e mantenha a qualidade no atendimento.
O “PPP” ou Projeto Político Pedagógico define a identidade e as características do colégio e a partir dessas diretrizes busca-se promover um ensino de qualidade. Ele dialoga diretamente com as finanças porque no PPP são definidos projetos e ações a serem executadas durante todo o ano letivo e a partir disso o cálculo de recursos e investimentos do ano pode ser feito.
Outro fator importante é manter a sua escola sempre fiel aos valores de qualidade, sobretudo de atendimento. No caso de uma instituição de ensino, os diálogos com pais e alunos são constantes e é importante que a equipe da escola esteja preparada para dar um atendimento que valoriza o cliente e se mostra efetivo na resolução de problemas. O consumidor precisa sentir que tem uma parceria com a escola e dessa forma vai buscar manter as relações com a mesma e tendo uma opinião formada sobre a instituição que ajuda a valorizá-la.
Tudo já está alinhado no seu setor financeiro? Já conhecia essas dicas? Elas podem ser muito úteis e podem ser aplicadas imediatamente! Uma escola que não tem preocupações com dinheiro pode se atentar ao que realmente importa, o ensino.