Como aumentar o faturamento da sua escola em tempos de crise
9 de junho de 2016Quando pensamos em crise econômica, logo nos vêm à cabeça a ideia de recessão, desemprego, juros e inflação. Na educação, a situação ainda é mais delicada. Um dado recente da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen) é que entre 2014 a 2016 a rede privada de ensino perdeu 12% dos seus mais de 9 milhões de alunos.
Apesar de estarmos longe do cenário que imaginamos e desejamos para o país, muitas pessoas se levam pelo pessimismo econômico e acabam deixando passar algumas oportunidades que esse momento desfavorável pode oferecer.
Pensando nisso, resolvemos dar algumas dicas sobre como aumentar o faturamento da sua escola em tempos de crise. Algumas dessas medidas são mudanças de mentalidade, que evitam desperdícios e otimizam o método e a organização do trabalho na sua instituição. Vamos a elas:
PROSPECÇÃO DE ALUNOS
Para fazer com que as suas matrículas aumentem, é preciso, não apenas oferecer cursos, infraestruturas e um corpo docente de qualidade, mas entender como fazer prospecção de alunos. Ferramentas de pesquisa online e estratégias de marketing direcionadas para o seu público alvo são recursos fundamentais no momento da prospecção de novos alunos.
RETENÇÃO DE ALUNOS
Nós já falamos sobre isso no nosso blog anteriormente, mas é sempre bom lembrar, tão importante quanto a prospecção de novos alunos, a retenção dos que já são matriculados é importantíssima para a escola. Dinâmica de conteúdo, balanceamento das disciplinas e maior inserção de tecnologia são apenas algumas das maneiras de diminuir a evasão escolar numa instituição de ensino.
CONSCIENTIZAÇÃO DE ALUNOS E FUNCIONÁRIOS
Luz, água, telefone. Recursos básicos, mas que com a crise e com o desperdício atingem valores que pesam muito no final do mês. Incentive o uso consciente e valorize o diálogo não só em sala de aula, mas também em todos os setores da instituição.
RECICLAGEM DE MATERIAL ESCOLAR
Além de gastarem com a mensalidade, muitos pais sofrem durante todo o ano com a compra de material escolar. Isso acaba tornando-se um empecilho na hora de matricular seus filhos em determinadas instituições. Incentivar a reciclagem e doação de material fará a diferença na hora da escolha por uma ou outra instituição.
CONTROLE FINANCEIRO
Possuir uma organização financeira detalhada é essencial para o aumento do faturamento da sua escola em tempos de crise. Através desse controle o gestor pode medir a taxa de inadimplência, controle de fluxo de caixa e despesas mensais, organizando assim as despesas e otimizando os lucros para investimentos pontuais.
Seguindo esses passos e com um bom sistema de gestão, mesmo em um cenário adverso como esse, as chances de crescimento de uma instituição de ensino são enormes.
Através do Sistema Edux o gestor pode organizar todas as áreas da escola, seja no âmbito financeiro, operacional e estudantil, permitindo assim que ele consiga ter mais tempo para buscar informações sobre tendências e inovações tecnológicas na área pedagógica, disponibilizando mais conhecimento e aprimoramento para o corpo docente de sua instituição. Quando a escola aprimora o ensino e melhora os seus resultados, invariavelmente, irá captar mais alunos e conseguirá um crescimento acadêmico e financeiro.
Quer conhecer um pouco mais o Sistema Edux? Fale com um de nossos consultores e entenda como uma plataforma de gestão pode auxiliar no dia a dia de sua instiução!