COMO PREVENIR A INADIMPLÊNCIA ESCOLAR NO ATO DA MATRÍCULA
5 de janeiro de 2017Em tempos de crise econômica, a preocupação das instituições de ensino aumenta bastante com relação à inadimplência escolar. Seja por conta de atrasos de salário, desemprego e problemas de saúde, muitas vezes o peso das mensalidades no orçamento doméstico acaba tornando-se insustentável.
Levando em consideração o aumento da demanda de matrículas escolares nesta época do ano, resolvemos esta semana falar um pouco e dar algumas dicas importantes sobre algumas medidas que podem prevenir a inadimplência escolar no momento da matrícula do aluno. Ou seja, trazer à luz algumas ferramentas interessantes quem, além de blindarem a instituição, garantem também uma maior segurança para os pais e responsáveis.
SEGUROS EDUCACIONAIS
A contratação de seguros no ato da matrícula é uma medida que vêm ganhando bastante força nos últimos anos. Normalmente, o serviço é contratado pela própria escola, que funciona como ponte entre os responsáveis financeiros e a seguradora. O valor, que varia entre 1% e 3% do preço da mensalidade, já é incluído nas parcelas pagas pelas famílias.
Há casos também em que os pais podem optar por taxas extras, que cobrem os custos da escola em casos de repetência, por exemplo. Há ainda modalidades em que a seguradora se encarrega de bancar o curso pré-vestibular e até a formatura.
Geralmente, o pacote convencional funciona da seguinte maneira: quando um dos pais morre, a seguradora assume as parcelas mensais até o fim da educação básica ou da etapa escolar, a depender do formato do contrato. Se um dos responsáveis perde o emprego, as parcelas são pagas pela seguradora por um período que costuma variar de três a seis meses, estimativa de tempo para recolocação no mercado.
DESCONTOS PONTUALIDADE
Outra prática importante para evitar a inadimplência escolar no ato da matrícula é estabelecer datas para os descontos pontualidade. Esta medida visa oferecer descontos especiais para alunos que pagam a mensalidade antes da data do vencimento.
Apesar de algumas polêmicas e de práticas mal intencionadas por parte de algumas instituições, os descontos pontualidade foram recentemente validados pelo STJ. Usados de forma ética, os descontos são uma ótima estratégia para incentivar os pagamentos antecipados e, assim, reduzir bastante o número de alunos inadimplentes.
EXIGIR QUE O CONTRATO SEJA ASSINADO POR MAIS DE UMA PESSOA
Ao exigir que o contrato tenha dois assinantes, a instituição consegue obter mais uma garantia de que as mensalidades serão pagas. Dessa forma a responsabilidade do pagamento acaba passando a ser mais de uma pessoa e isso cria um sentimento ainda maior de segurança.
Seja por um parente ou amigo próximo da família, procure mostrar o quanto essa garantia é fundamental não só para a instituição, mas também para a preservação e manutenção dos estudos do aluno.
Estas são algumas medidas importantes que se realizadas com sucesso podem diminuir muito a taxa de inadimplência em sua instituição.
Outra ferramenta fundamental no momento de reduzir a inadimplência em 2017 é a implementação de um software de gestão escolar de última geração.
Através do Sistema Edux é possível obter todos os cadastros unificados, os registros de cobranças sempre à mão e relatórios em tempo real, trazendo agilidade e segurança para o controle financeiro da sua instituição de ensino.
Fale com um de nossos consultores e comece a reduzir agora sua inadimplência!