SAIBA COMO TER UM ANO LIVRE DE INADIMPLÊNCIA ESCOLAR
2 de setembro de 2018A inadimplência nas escolas é um fator que deve ser considerado pelos gestores, principalmente em tempos de crise, querendo ou não terão casos na sua instituição de ensino. No entanto, a escola depende diretamente das suas mensalidades e estratégias e ferramentas podem ser utilizadas visando evitar esses casos. Já no início do ano é importante que se tenham planejados os meios para se identificar e neutralizar esse problema.
As escolas possuem certas regras, e por lei, um aluno que está em uma situação inadimplente não pode ser expulso durante o ano letivo, dessa forma, as ferramentas necessárias devem ser utilizadas para evitar isso. Com a tecnologia, temos meios que facilitam cobranças, ajudam na identificação e colaboram como um todo para a saúde financeira do seu colégio.
Identifique os problemas da sua escola em relação à inadimplência e saiba algumas formas de evitar que isso se torne um problema maior para a sua gestão durante todo o ano de 2018!
1) Como não se preocupar com inadimplência escolar em 2018: Seja firme com as cobranças e facilite os meios de pagamento.
Os responsáveis precisam ter ideia da sua importância na manutenção da qualidade de ensino do colégio e uma boa forma de alertá-los da importância do pagamento em dia são as cartas de cobrança. As cartas já podem ser enviadas a partir do primeiro ou segundo mês de inadimplência e a utilidade delas estão no fato de que muitas vezes as faltas de pagamentos podem acontecer por esquecimento, e as cartas enviadas de forma estratégica podem acabar com isso.
Além disso, é muito importante que se facilite ao máximo o pagamento para os responsáveis. Os boletos bancários que podem ser pagos até pela internet são um facilitador, mas existem também plataformas que podem ser muito úteis ao funcionarem com as opções de parcelamento e pagamento com cartões de crédito e débito. É necessário que o processo de pagamento seja o mais simples possível.
2) Como não se preocupar com inadimplência escolar em 2018: Seja flexível e entenda cada caso.
Em tempos de crise econômica, o gestor deve considerar as dificuldades dos responsáveis em manter a qualidade de vida da sua família. É importante ser compreensivo porque quando um corte de gastos é necessário na estrutura familiar, existem grandes chances da mensalidade escolar ser repensada, abrindo a possibilidade de buscar outro colégio com melhores preços.
Um caminho bom para o gestor é propor reuniões individuais com os inadimplentes a fim de entender a origem da dívida. Uma vez que o caso é analisado, é interessante pensar em uma renegociação da dívida, propondo o pagamento em parcelas e reforçando a importância da educação, mesmo nesses momentos. Essa postura ajuda na relação com os responsáveis também que se sentem valorizados e entendem a existência do caráter humano da sua instituição de ensino
3) Como não se preocupar com inadimplência escolar em 2018: Use uma ferramenta de cobrança integrada ao sistema de gestão
Atualmente, com os avanços tecnológicos uma das melhores decisões a serem tomadas para manter a saúde financeira da sua escola e controlar a inadimplência é a adoção de um sistema de gestão escolar que utilize um módulo financeiro. O software é responsável por integrar todos os setores da sua escola e uma vez que os perfis de alunos estão alinhados com sua situação financeira perante a instituição a identificação de cada caso e o entendimento deles se torna algo direto e apontado pelo próprio sistema, facilitando a vida do gestor. Sem um sistema desse tipo, as informações tendem a ficar espalhadas e torna todo o processo de cobrança muito mais trabalhoso.
Já utiliza um sistema de gestão que te ajuda a tomar conta da inadimplência na sua escola? Confira o que o Sistema Edux pode fazer por você e peça uma demonstração!