Controle Financeiro: Entenda a importância de ter um software de gestão na sua escola
24 de janeiro de 2019Uma escola, apesar da nobreza da sua atividade fim, é uma empresa como outra qualquer. E, portanto, é fundamental que o gestor escolar tenha atenção e dedicação total ao controle financeiro da instituição. Saber com precisão todos os valores que entram e saem do caixa da escola é o caminho para definir onde a escola está e quais serão os próximos passos que levarão ao crescimento da empresa.
Nós já falamos sobre passos que vão te ajudar a começar a melhorar o controle financeiro da sua escola. Mas como aperfeiçoar essa operação ainda mais? Usando a tecnologia! Sem dúvida alguma, um bom software de gestão é a melhor forma de garantir que o controle financeiro da sua escola seja excepcional. E é sobre isso que nós vamos falar.
Contas a receber
Emissão de boletos
Sem dúvida alguma a emissão de cobranças é uma das rotinas mais trabalhosas e delicadas da instituição, porém, com um bom sistema de gestão escolar essa rotina pode ser bem mais fácil.
Uma escola que não conta com esse tipo de tecnologia depende, normalmente, dos sites das instituições bancárias que são pouco intuitivos e não colaboram muito para uma emissão de títulos em massa. E quando consideramos que as escolas possuem dezenas, centenas ou até milhares de alunos, poder fazer esse tipo de operação mais rapidamente faz muita diferença.
Com um software de gestão você poderá gerar todos os títulos de forma simples e rápida, para todo o ano letivo, para todos os alunos que estão cadastrados na plataforma.
Automatize o envio de arquivos remessa
Além da interface pouco intuitiva dos sites dos bancos é comum que as escolas utilizam softwares antigos e ultrapassados. Nesses casos o envio de remessas, que são os arquivos que indicam para o banco os títulos que serão gerados no período, precisam se enviados manualmente. Novamente um trabalho manual, maçante e passível de falhas.
Atualmente é possível encontrar softwares que possuem uma comunicação direta com as instituições bancárias. Permitindo, portanto, um envio automático dos arquivos remessas, inclusive das remessas de alteração e cancelamento.
Baixa do arquivo retorno automática
Cobranças geradas, arquivo remessa enviado, boleto pago e agora? Agora, para escolas que ainda não possuem um software de gestão de ponta, é a hora de entrar no site do banco e baixar o arquivo retorno. Isso mesmo, mais uma vez você precisa acessar o site do banco, diariamente, para saber quais foram os títulos pagos no dia anterior. E, no pior dos casos, alimentar esses dados na sua planilha de controle financeiro aluno por aluno.
Quer se livrar dessa rotina maçante? Tenha um sistema de gestão que faça a baixa automática dos pagamentos realizados e pronto. Todos os pagamentos serão atualizados automaticamente e seus relatórios serão mais precisos do que nunca.
Contas a pagar
Tenha um controle de despesas integrado
Uma escola, normalmente, tem mais itens de despesas do que receitas. São folhas salariais, custos operacionais, manutenção e etc.. Portanto, toda ajuda é fundamental para manter todos esses dados atualizados. Esse é um outro momento em que uma planilha ou um sistema ultrapassado mais atrapalham do que ajudam.
Pensar em um software de gestão escolar que te ofereça um controle integrado é um ótimo caminho para ter toda a vida financeira da escola com total transparência e assertividade.
E lembre-se, não cruzar suas despesas com suas receitas é não saber o quanto sua escola pode crescer!