Guia do gestor de sucesso: gestão do tempo e produtividade
18 de abril de 2019O dia à dia das empresas é cada vez mais corrido e agenda está sempre cheia, isso é mais perceptível em escolas, pois os gestores dividem-se entre tarefas administrativas, pedagógicas, fazem atendimento e, por vezes, ainda lecionam. É muito comum acumular tantas tarefas que o dia parece ser curto demais e é nessa hora que o gestor precisa parar e organizar-se para faze r a gestão de tempo e ter mais produtividade. Ser produtivo é uma questão de reorganização de tarefas. E no, post de hoje, eu vou apresentar algumas dicas para otimizar a gestão de tempo e produtividade da sua escola.
1. Gestão de Tempo e produtividade: Agenda do gestor
Divida a sua agenda em quatro partes, atribua cores a essas partes e fixe na sua sala. Sugiro a cores: verde, vermelho, azul e branco, como faz Márcio Utsch, CEO da Alpargatas.
-
- No quadro VERDE coloque todas as atividades relacionadas ao futuro da escola, como por exemplo: reuniões com coordenadores sobre a metodologia de ensino; reuniões com parceiros; pesquisas para melhorias na empresa. Separe de 30 a 40% do seu tempo para essas atividades.
- AZUL deve ser usado para tarefas relacionadas às pessoas, a exemplo: verificar as atividades dos professores; atender pais e alunos; reuniões com equipe; e outras tarefas semelhantes. Utilize entre 30 e 40% do seu tempo com essas tarefas.
- O VERMELHO é usado para tarefas de resolução de problemas que ocorrem na empresa, por exemplo: reclamação de pais; problemas com equipamentos, etc. Essas tarefas não devem ocupar mais que 10% do tempo da agenda.
- Finalmente o quadro BRANCO usado para as tarefas de cunho pessoal, como: Ir ao teatro, fazer caminhadas, ficar com a família. Essa última opção é muito importante, pois é quando você se desliga da rotina, muitas vezes estressante, e o cérebro pode processar todas as informações.
2. Gestão de Tempo e produtividade: Delegue responsabilidades
Uma das tarefas mais difíceis para um gestor é delegar funções e se desprender das atividades operacionais, mas quando é isso é feito há muitos ganhos para a organização. Não perca tempo resolvendo problemas que a sua equipe é capaz de resolver, cultive a cultura da pro atividade nos seus colaboradores e capacite-os. No entanto, mantenha o controle eficiente do tudo o que acontece na instituição, para isso um software de gestão é fundamental, eu já falei sobre isso no post sobre Tecnologia e Ensino.
3. Gestão de Tempo e produtividade: Defina seus interlocutores
Poucas coisas tiram tanto o foco das decisões estratégicas quanto atender a todos que procuram pelo gestor, pelos mais variados motivos. Reduza ao máximo o número de pessoas que reportam diretamente a você e, como dito no item anterior, permita que a sua equipe atue e desenvolva o que Platão chamaria de “autarquia”, ou seja, a capacidade de auto gerir. É importante não deixar de estar próximo da sua equipe e fazer-se presente, utilize o quadro azul da sua agenda para isso. Passeie pela escola, converse com todos, mas ao se deparar com algo errado não resolva, busque pela responsável pela área. Resista a tentação, pois isso fortalecerá a autoconfiança dos colaboradores e impedirá que lhe procurem por qualquer coisa. Concentre as atividades administrativas em software de gestão moderno e online, dessa forma você terá total controle de tudo o que acontece na escola, mesmo não estando na instituição.
Fonte: Época Negócios, 2010