Métricas financeiras: Você sabe quais são essenciais para a sua escola?
7 de julho de 2016As métricas financeiras são elementos essenciais para o reconhecimento do que está ou não está dando certo em determinados setores de uma instituição escolar. Apesar de ser uma tarefa extremamente burocrática e maçante, quando se trata de finanças, reconhecer as métricas e observá-las constantemente é muito importante.
Muitas vezes, ações de crescimento acabam por disfarçar a situação real de uma instituição e isso se deve a falta de uma gestão financeira eficiente. Os fatores que contribuem para isso são diversos: inadimplência, dívidas superiores a receitas, custos e retorno, evasão escolar, entre outros. Abaixo listamos algumas métricas que devem ser observadas de perto para que o gerenciamento da instituição se dê de forma correta e segura.
1- Despesas e receitas
É essencial que qualquer gestor tenha controle do quanto a escola recebe e o quanto ela gasta para se manter. São diversos os setores da instituição que precisam de envolvimento financeiro diário: setor acadêmico, corpo docente, infraestrutura, material escolar e etc. Cada pequena estrutura dentro da instituição requer atenção e um olhar crítico sobre como otimizar o trabalho e potencializar os resultados.
2- Controle da inadimplência
Nunca é fácil realizar uma cobrança, mas é possível evitá-la. Muitas vezes ações como simplificar o pagamento, proporcionar descontos aos responsáveis que pagam em dia, enviar lembretes, entre outras, são suficientes para evitar a inadimplência e garantir uma receita fixa ao caixa da instituição.
3- Marketing
É muito importante que as ações de marketing realizadas para prospecção de novos alunos sejam observadas de perto. É essencial que o gestor controle o retorno desses investimentos de forma que seja possível racionalizar o real número de matrículas que essas ações estejam proporcionando.
4- Controle de evasão
Mapear e identificar os casos de evasão são procedimentos fundamentais na correta gestão financeira de uma instituição de ensino. A partir da observação e análise dos fatores que levam determinado aluno a sair da escola é possível determinar falhas e corrigir erros que muitas vezes passam despercebidos quando não é feita uma observação mais profunda do problema.
5- Bolsas e descontos
As bolsas de estudo são uma forma de incentivar alunos que não teriam condições de pagar a instituição e também um investimento da escola em potenciais bons resultados. Dessa forma, os descontos devem ser vistos sempre com responsabilidade e de maneiras que não comprometam o caixa e, consequentemente, gerem prejuízos para a instituição.
Mapear e controlar as métricas da escola permite identificar seus erros e acertos. Dessa forma é possível direcionar o trabalho para determinadas áreas que demandem mais ou menos atenção no momento e, assim, unir esforços para o constante crescimento e evolução da instituição.
Baixe gratuitamente nossa planilha de controle financeiro escolar e comece agora a planejar e organizar as finanças de sua instituição!