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Financeiro Gestão escolar

3 PRÁTICAS PARA REDUZIR A INADIMPLÊNCIA DA SUA ESCOLA

23 de maio de 2019 Por Ricardo Braga

A inadimplência é uma das maiores preocupações de todo gestor escolar. Além do prejuízo para o fluxo de caixa da escola ainda existe a preocupação com a dificuldade de recuperar os valores em atraso. Esse é um problema real e que traz diferentes níveis de preocupação que podem significar até mesmo o encerramento das atividades da escola.

Quanto maior for a inadimplência na escola mais urgente é a necessidade de adotar praticas que visem reduzi-lá. Mas quando você deve começar a realmente se preocupar com os números de inadimplência da sua instituição de ensino? Eu sei que é complicado dizer que existe um nível “aceitável” de inadimplência, afinal, todos gostaríamos de ver esse indicador zerado mas isso é quase impossível. Por isso seu objetivo deve ser manter seu nível de inadimplência sempre abaixo dos 3%. Acima desse valor as luzes vermelhas se acendem.

E para te ajudar a atingir esse objetivo eu vou citar 3 práticas simples para manter sua inadimplência sempre a mais baixa possível.

Prática 1 – Ofereça múltiplos meios de pagamento

Qual a forma de pagamento que você oferece aos seus clientes? Carnês, Boletos, Cartões de crédito? Entender que o pagamento das mensalidades da escola é parte da rotina dos alunos e responsáveis ajuda a enxergar soluções para o não pagamento em dia das mensalidades.

Muitas vezes as escolas só disponibilizam uma forma de pagamento das mensalidades o que pode dificultar a quitação da dívida. Não é difícil imaginar que, na correria do dia a dia, muitos não encontram tempo para se deslocar até a escola para pagar um carnê, portanto, pagar um boleto via internet banking seria mais fácil e diminuiria a chance de atraso. Concorda?

Oferecer diferentes formas de pagamento é tornar mais fácil que o pagamento seja realizado e, por consequência, reduzir a inadimplência!

Prática 2 – Tenha uma boa ferramenta de controle de cobranças

Combater a inadimplência depende de uma abordagem rápida e precisa. Quanto antes você acionar os mecanismos que te ajudam a reaver os pagamentos em atraso menor é o tempo de recebimento e, consequentemente, o impacto no caixa da escola.

A melhor forma de encontrar os inadimplentes imediatamente é ter um bom software de gestão escolar que te mostre essas informações de forma simples.

Um bom software de gestão, além de te ajudar a saber quem são os inadimplentes, vai te ajudar com um envio de cobranças mais facilitado e com mecanismos para prevenção de atrasos como notificações e e-mails de aviso de data de vencimento para os seus clientes. Nós já falamos sobre os sinais de que sua escola precisa de um software de gestão. É só clicar aqui e ler o nosso post.

Prática 3 – Renegocie as dívidas

Uma vez que os pagamentos em atraso de um aluno se acumulem renegociar as dívidas se torna uma excelente estratégia. Sem dúvida alguma, receber o pagamento, mesmo que parcial, é melhor do que perder todo o faturamento previsto com aquele aluno.

Crie regras de desconto e permita que sua equipe atue na negociação e recuperação desses valores. Dessa forma você somará esforços e terá uma atuação assertiva e organizada.

Pronto! Agora é só colocar essas atitudes em prática e começar a reduzir a inadimplência na sua escola? Gostou desse post? Escreve pra gente aí nos comentários e não deixe dos nos acompanhar todas as semanas.

 

 

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