problemas com inadimplência

Resolva os problemas com inadimplência na sua escola

21 de julho de 2021 Por Ricardo Braga

A alta inadimplência é um problema que precisa ser resolvido imediatamente por qualquer escola. Além de ser um ponto de atrito entre escola e responsável, esse é um problema impacta diretamente na capacidade de funcionamento da escola.

No entanto, por mais complexo que pareça, resolver a inadimplência de uma escola depende tão somente de uma boa estratégia. Portanto, para que você defina uma boa estratégia para combater a inadimplência na sua escola é fundamental que você tenha em mente essas duas palavras: Prevenir e recuperar!

Prevenir seus problemas com a inadimplência

Para que uma escola não precise se preocupar com a inadimplência ela deve, antes de tudo, prevenir que os atrasos ocorram. Evitar que a inadimplência ocorra depende de algumas práticas simples que você deve adotar o mais rápido possível.

Ofereça múltiplos meios de pagamento para evitar problemas com inadimplência

Quantos meios de pagamento a sua escola oferece? Hoje em dia a tecnologia nos permite oferecer diversas formas de pagamento. Dessa forma, facilitamos a rotina dos responsáveis e agilizamos o pagamento das mensalidades.

Emita boletos, permita pagamentos via pix, cartões de crédito, cobranças recorrentes. Enfim, lance mão de todas as formas de recebimento que puder e torne a vida dos responsáveis da sua escola mais fácil. Assim, falta de tempo não será um problema para que as mensalidades estejam sempre em dia.

Leia mais: Emissão de boletos na escola: O que eu gostaria de saber e ninguém nunca me falou

Incentive o pagamento antecipado com bolsas e desconto pontualidade

Uma outra ótima forma de evitar que os pagamentos sejam atrasados é lançar mão de incentivos para que eles sejam feitos antecipadamente.

As melhores formas de permitir que isso aconteça é utilizando os descontos pontualidade e as bolsas. Você pode passar a oferecer uma vantagem, percentual ou com valor fixo, para alunos que quitarem suas mensalidades dentro de um prazo estipulado.

Sua escola pode dar um desconto de 5% no valor da mensalidade caso ela seja quitada 10 dias antes do vencimento, por exemplo.

Descontos pontualidade e bolsas são excelentes formas de manter o fluxo de receitas mais previsível. Por isso, não tenha medo de utilizá-los.

Recuperar para resolver seus problemas com a inadimplência

Uma vez que as suas táticas de prevenção não tenham funcionado é a hora de começar a buscar os meios para recuperar os valores em atraso. Para isso, sua maior aliada será a tecnologia.

Controlar todos os pagamento da sua escola é uma tarefa trabalhosa e que lida com muitas datas e números. Portanto, quanto mais rotinas forem automatizadas melhor será para você.

Utilize lembretes automáticos em caso de atraso de pagamento

Hoje em dia já é possível encontrar sistema de gestão escolar que emitem alertas de cobranças em atraso automaticamente para os responsáveis. Utilizar esse tipo de ferramenta garante que seu processo de recuperação de inadimplência seja padronizado e não corra riscos de falha humana.

Com uma ferramenta como essa, assim que uma cobrança é deixada em atraso, o próprio sistema vai emitir o boleto novamente por email com um alerta de cobrança em aberto.

O Sistema EGD faz essa rotina para você! Para saber mais é só clicar aqui e falar com um de nossos consultores.

Emita segunda via e reenvio de cobranças rapidamente

Conseguir reemitir um cobrança de forma simples e sem cobranças adicionais também é algo fundamental para que a escola consiga segurar os números de inadimplência os mais baixos possíveis.

Tenha certeza de que, a medida que um responsável vá até a sua escola requisitar um novo boleto sua equipe esteja apta a fazer isso da forma mais rápida e simples possível.

Negociar as cobranças em atraso é um excelente caminho para acabar com a inadimplência

O último ponto fundamental para que você consiga ter um bom processo de recuperação de valores em atraso é oferecer uma rotina de negociação.

As regras serão definidas por você mas é importante que elas existam. Lembre-se sempre que é mais produtivo negociar dentro da escola do que tentar recuperar esse valor judicialmente ou por meios de cobrança de fora da escola.

Gostou desse post? Quer começar a reduzir a inadimplência da sua escola agora mesmo? Se quiser mais informações é só baixar nosso “Guia Rápido de Redução de Inadimplência escolar”.