TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA REDUZIR A EVASÃO ESCOLAR
15 de junho de 2017Atualmente, verifica-se que, entre os vários problemas que afligem a educação brasileira, a evasão escolar, apresenta-se como um dos maiores desafio para aqueles que estão envolvidos de alguma forma com a gestão de instituições de ensino. Sem dúvidas reduzir a evasão escolar é uma meta de todas as escolas.
Muitos se perguntam como identifica-la e que medidas devem ser tomadas para solucionar essa questão, porém são muitas as razões que contribuem para a evasão de estudantes dentro de uma instituição. Além disso, a falta de informação e o distanciamento das instituições no cotidiano acadêmico não permite a identificação do problema e, consequentemente, faltam ferramentas para resolvê-lo.
De qualquer forma é fundamental que os gestores tenham em mente que, o combate à evasão escolar é uma forma de garantir o direito à educação, sendo um dever imposto a todos, que devem atuar de forma independente e harmônica, para garantir o sucesso da educação.
1- CAUSAS DA EVASÃO ESCOLAR
Com isso em mente, o primeiro passo para o combate efetivo da evasão escolar é identificar as razões que levam determinado aluno a não comparecer à escola. São várias e as mais diversas as causas da evasão escolar. No entanto, levando-se em consideração os fatores determinantes da ocorrência do fenômeno, podemos classificá-las, agrupando-as, da seguinte maneira:
- Escola : não atrativa, autoritária, professores despreparados, insuficiente, ausência de motivação, etc.
- Aluno : desinteressado, indisciplinado, com problema de saúde, gravidez, etc.
- Pais/responsáveis : dificuldades financeiras, desinteresse em relação ao destino dos filhos, etc.
- Social : trabalho com incompatibilidade de horário para os estudos, agressão entre os alunos, bullying, etc.
Estas causas, como já afirmado, são concorrentes e não exclusivas, ou seja, a evasão escolar se verifica em razão da somatória de vários fatores e não necessariamente de um especificamente. Detectar o problema e enfrentá-lo é a melhor maneira para proporcionar o retorno efetivo do aluno à escola.
2- FORMAS DE INTERVENÇÃO
Dependendo de cada uma das situações detectadas é fundamental que escola, família e comunidade escolar estejam empenhadas em contribuir para a resolução do problema. Estas devem atuar dentro dos limites de sua competência e atribuição, utilizando-se de todos os recursos disponíveis.
Sendo assim, podemos constatar as seguintes situações:
2.1 – O papel da escola na redução da evasão escolar
Quando a evasão dos alunos ocorre em razão da escola (incluindo a parte pedagógica, pessoal e material), a própria escola deve atuar diretamente para solucionar o problema, visando a melhoria do ensino, para torná-lo mais atraente ao aluno.
No Brasil, sempre se acreditou que as maiores causas da evasão escolar fossem por motivos de trabalho, situações econômicas e dinâmicas familiares, porém estudos recentes comprovam que mais de 40% dos jovens entre 15 e 17 anos abandonam a escola por não terem interesse no conteúdo e no andamento das aulas.
2.2 – Foque no aluno para reduzir a evasão escolar
Quando o problema da evasão estiver centrado no comportamento do próprio aluno, a intervenção direta deve ocorrer, principalmente, por parte da família e da própria instituição de ensino.
Alunos com dificuldade de aprendizado, medo de bullying ou com problemas em alguma matéria têm uma tendência maior em se afastar da escola e perder o interesse. É essencial que haja uma aproximação maior entre escola e família além um tratamento mais personalizado dessas dificuldades, seja através de trabalhos pedagógicos específicos ou aulas de reforço.
2.3 – Pais/responsáveis como parceiros na prevenção da evasão escolar
No caso do aluno deixar de frequentar a escola em razão de dificuldades dos pais ou responsáveis, cabe à instituição buscar um diálogo direto com estes e buscar possíveis soluções para dificuldades financeiras que venham a afastar o aluno da instituição de ensino. Muitas vezes disponibilizar bolsas e descontos de forma responsável pode ser o diferencial para que o aluno opte por continuar na escola.
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